Indústria

Você

FIEMA

Imagem ampliada

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão - FIEMA enfatiza a articulação empresarial em torno de ações conjuntas de interesse para o desenvolvimento da indústria, mobilizando os setores produtivos locais e a sociedade para a superação de obstáculos e limitadores da atividade industrial da região. Trata-se de um esforço geral pela criação de uma cultura de integração empresarial, como forma de viabilizar a produção industrial competitiva no mercado nacional e internacional.
Histórico
O primeiro registro de uma Federação das Indústrias do Estado do Maranhão data de 26 de novembro de 1956, quando foi fundada uma entidade com esse nome e com a finalidade de proteger e defender os interesses da classe industrial maranhense, representando-os junto às autoridades competentes. A FIEMA, então criada, funcionou até o ano de 1965, quando o governo militar cassou a sua Carta Sindical, extinguindo-a, portanto.
Em 27 de setembro de 1968, um grupo de empresários maranhenses organizou-se com o objetivo de restaurar a Federação, que, integrada aos Departamentos Regionais do Serviço Social da Indústria (SESI-MA); do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), permanece atuando em prol da indústria maranhense, na condição de instituição dirigente do Sistema FIEMA.
Atuação
A FIEMA atua principalmente na defesa de interesses do setor industrial, por meio de:
- Atualização e acompanhamento das ações do Plano Estratégico de Desenvolvimento Industrial – PDI;
- Realização e participação em eventos técnicos de interesses da indústria, tais como: Fórum de Economia, Workshop sobre adensamento das cadeias produtivas de Alumínio, Ferro e Soja, Encontro Estadual da Indústria, Encontro com Empresários, Eventos de Fomento à Inovação, entre outros;
- Defesa de interesse da indústria por meio dos cinco Conselhos Temáticos: Meio Ambiente, Infraestrutura, Política Econômica e Legislativa, Política Industrial, Relação do Trabalho e Desenvolvimento Sindical;
- Representação e Defesa de Interesses da Indústria nos Conselhos Externos Municipal, Estadual e Federal.