Sistema FIEMA 10/11/2017 - 13:47hs

Empresários lotam primeira noite do Encontro Internacional de Negócios na Expo Indústria

Em uma noite movimentada, compradores locais e internacionais entraram em contato com empresas e fornecedores maranhenses para discutir possibilidades de acordos comerciais

Coordenadoria de Comunicação e Eventos

SÃO LUÍS – Uma grande oportunidade para fechar um bom negócio é o desejo de todo empreendedor. Até esta sexta-feira (10), a Expo Indústria Maranhão possibilita o estabelecimento de negociações entre empresários e compradores regionais e internacionais durante o Encontro Internacional de Negócios, organizado pela FIEMA/CIN (Centro Internacional de Negócios) e pela ApexBrasil. A primeira noite de conversa entre compradores e fornecedores ocorreu nesta quinta-feira (9). Dezenas de empresários participaram da interação e puderam perceber quais são as principais demandas dos compradores.

O Encontro Internacional de Negócios é o momento em que o empresário se dispõe a apostar na venda de seu produto, segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez. “Nesta ocasião, o fornecedor - de produtos ou de serviços - deve apresentar o que tem de melhor a oferecer para os compradores. Por sua vez, os compradores apresentam quais são suas demandas e necessidades para a classe empresarial. Aquele que tiver um produto desejado e tiver condições de vender pode iniciar um diálogo que resulte em lucro e expansão de seu negócio”, explica.

Dividido em dois blocos, o encontro de negócios reuniu no primeiro momento empresários e compradores locais - secretarias de estado do Governo do Maranhão, entidades - como o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e ainda sindicados e entidades representativas. Um dos empresários maranhenses que viu possibilidade de negociação com os compradores locais foi o CEO da Infortask, Bruno Menezes, que desenvolveu um aplicativo capaz de dinamizar e gerenciar as atividades de equipes.

De acordo com o empresário, o aplicativo pode ter uma grande funcionalidade dentro de empresas com grande quantidade de funcionários. “Conversei com representantes das secretarias de Estado e da Secretaria de Saúde, que são dois órgãos que necessitam de suporte administrativo eficiente porque trabalham com muitas pessoas em seu corpo administrativo. O aplicativo da Infortask é capaz de elevar a produtividade de uma equipe, a partir de um simples estabelecimento de tarefas e suas efetivações”, explica Bruno Menezes.

INTERNACIONAL - No segundo bloco de negociações, houve o encontro de empresariado maranhense com compradores internacionais, oriundos da Inglaterra, Nigéria, França e Estados Unidos. Segundo Edilson Baldez, o momento internacional do evento surpreendeu as expectativas. “Foi necessário que expandíssemos o horário das negociações internacionais, porque a procura dos fornecedores foi grande. Esta é uma demonstração que a economia maranhense está crescendo”, explicou o presidente da FIEMA.

Um dos compradores internacionais, John Cuttino, diretor presidente da Portal - Commerce & Logistics conversou com diferentes fornecedores maranhenses na primeira noite do Encontro de Negócios. Ele acredita que pôde estabelecer contatos importantes, que podem resultar em movimentações financeiras entre os Estados Unidos e o Maranhão. “Este é um primeiro contato especial que temos com fornecedores locais. Temos muita procura por alguns por alguns produtos especiais, como vestuário, cosmético, carne seca de qualidade. Vamos verificar os produtos, visualizar as necessidades de adequação do fornecedor e preparar um cenário para fechar grandes negócios”, explica.

Em sua primeira edição, a Expo Indústria gerou uma expectativa de negócio em torno de R$ 90 milhões. Na ocasião participaram 100 empresas maranhenses. Em 2017, inscreveram-se para os encontros com os compradores nacionais e internacionais 232 empresas locais.

VARIEDADE - Os fornecedores de produtos e serviços maranhenses apresentaram uma variedade de ofertas para os compradores nacionais e internacionais. Aplicativos, serviços de turismo, serviços de alimentação, moda, vestuários, água purificada e outros. Gunther Penha, CEO da Fly Tour Turismo, empresa maranhense especializada em serviços turísticos corporativos, conversou com compradores estrangeiros e saiu entusiasmado com a possibilidade de negócios. “Trabalho com um serviço voltado para o mercado nacional e internacional. Acredito que encontros como estes são fundamentais para estreitar relações e afinar o tino comercial”, comentou.

Nesta sexta-feira (10), será realizado o último dia do Encontro de Negócios. A organização do evento apresentará uma expectativa de movimentação econômica que pode resultar em negócios efetivos para o estado do Maranhão. A Expo Indústria Maranhão é uma realização do Sistema FIEMA - formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), sendo correalizada pelo Governo do Estado e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae/MA).