FIEMA 10/11/2017 - 19:28hs

Empresas de São Luís recebem certificados do Programa Brasil Mais Produtivo

Coordenadoria de Comunicação e Eventos FIEMA

Veruska Oliveira/FIEMA
Imagem ampliada Fábio Nahuz, Edilson Baldez, Marcelo Neves, Simplício Araújo. Marco Moura, Celso Gonçalo e João Batista Rodrigues

SÃO LUÍS – Empresários de São Luís foram certificados, durante a programação da Expo Indústria Maranhão, pela participação no Programa Brasil Mais Produtivo, na noite da quinta-feira (09), no Multicenter Sebrae. O programa, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MA), é uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade de empresas industriais, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto.  Na oportunidade, foram certificadas 10 empresas do setor moveleiro e de vestuário.

“O SENAI Maranhão alcançou o primeiro lugar em resultado perante os demais estados nacionais. Nós obtivemos uma média de 73% de produtividade, em relação à média nacional de 50%. Trabalhamos 26 empresas dos ramos moveleiro e de vestuário. Isso é uma contribuição que o SENAI tem dado para a retomada do crescimento. E como o sucesso desses resultados, em 2018, estaremos trabalhando, também, o Programa de Eficiência Energética”, destacou o diretor regional do SENAI, Marco Moura.

No processo de consultoria, a metodologia usada pelo SENAI é a ‘manufatura enxuta’ (lean manufacturing), baseada na redução dos sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. As intervenções são de baixo custo – a metodologia utiliza a estrutura física, tecnológica e humana da própria indústria.

Veruska Oliveira/FIEMA
Imagem ampliada Marco Moura (c), diretor regional do SENAI, na entrega de certificados do Brasil Mais Produtivo

Segundo o presidente da FIEMA e do Conselho Regional do SENAI, Edilson Baldez, o programa representa um avanço na produtividade das pequenas e médias empresas do setor industrial maranhense. “Gostaria de parabenizar a disposição das empresas que buscam melhorar os seus produtos e processos e também o SENAI por contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado e melhoria da competitividade do setor”.

Empresário no ramo moveleiro há 24 anos, Wagner Caldas, garante que a consultoria prestada pelo SENAI fez muita diferença na sua empresa. “Nós tínhamos um setor bem comprometido em nossa empresa, que era o de pintura, e o Brasil Mais Produtivo melhorou nosso layout e a utilização da matéria-prima, e alcançamos um ganho de 60% na nossa produção”.

“Eu nasci nesse ramo e estamos na terceira geração à frente da empresa e com essa metodologia implantada pelo SENAI, dinamizamos muito os processos, tivemos uma evolução de quase 200% em nossa produção e ainda conseguimos contratar novos funcionários”, enfatizou o diretor da República Indústria de Uniforme, Felipe Dualibe.

Foram certificadas as empresas Inova Ambientes, Maranhão Colchões, Colchoes Cazdol, Design Prime, República Indústria de Uniformes, Costuraria & Laundromat, Água Viva Malharia, Eggos Malharia e Serigrafia, Malharia Vitoria e Malharia RDG.

A solenidade ocorreu no estande do SENAI, na Expo Indústria Maranhão, e contou com a participação do presidente da FIEMA e do Conselho Regional do SENAI, Edilson Baldez, o diretor regional do SENAI, Marco Moura, o superintendente da Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, Marcelo Neves,  o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, e representantes das empresas.