Indústria

Você

Acessar

Notícias

SESI 05/12/2017 - 11:44hs

SESI discute saúde e segurança no Trabalho e implantação do eSocial em workshop

Ação contou com a participação de especialistas nacionais e locais no auditório da FIEMA

Coordenadoria de Comunicação e Eventos FIEMA

Veruska Oliveira COCEV FIEMA
Imagem ampliada Edilson Baldez relatou importância do workshop do SESI para atualizar empresários e profissionais sobre a gestão de SST

SÃO LUÍS - O Sistema FIEMA, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) promoveu na última sexta-feira, 1º de dezembro, o “Workshop SESI em Segurança e Saúde Integral no Trabalho” com o tema “Indústria segura, sustentável e competitiva: trabalhador saudável e produtivo”, que discutiu a importância da gestão em saúde ocupacional, segurança do trabalho e promoção da saúde do trabalhador, com o setor produtivo.

A ação contou com a presença de empresários, especialistas das indústrias maranhenses, estudantes universitários e profissionais da área de saúde e segurança do trabalho, que discutiram a importância dos investimentos em Segurança e Promoção da Saúde, além de ofertar a este público, conhecimentos sobre os temas: afastamentos do trabalho por transtornos mentais, segurança e saúde no trabalho na indústria da construção, ginastica laboral, melhoria do estilo de vida e redução dos custos com serviços de saúde do trabalhador, modernização trabalhista: reflexos na segurança e saúde no trabalho e o eSocial: gestão integrada, desafios e oportunidades.

A solenidade de abertura do workshop contou com uma apresentação musical do cantor maranhense Fernando de Carvalho e em seguida a fala do presidente da FIEMA e diretor regional do SESI-MA, Edilson Baldez das Neves que ressaltou a importância do tema para a indústria. “Temos a oportunidade de discutir nesse workshop assuntos que são fundamentais para as nossas empresas serem mais produtivas, evitando acidentes de trabalho e promovendo a saúde e segurança do trabalhador”, destacou Baldez.

Veruska Oliveira COCEV FIEMA
Imagem ampliada Centenas de pessoas participaram do workshop do SESI que aconteceu no auditório Alberto Abdalla

Para a supervisora de saúde ocupacional da VALE, Alessandra Correia Santos o workshop proporcionou uma oportunidade de troca e aprendizado entre os participantes. “Iniciativas como esta colocam o SESI no patamar de qualidade de formação profissional e das indústrias, contribuindo para um legado social e de desenvolvimento econômico para as empresas”, destacou.

“O SESI-MA entende que ofertando conhecimentos aos empresários e profissionais da área, contribui positivamente para redução dos custos com saúde, acidentes de trabalho e o aumento da produtividade nas indústrias”, destacou a superintendente regional do SESI, Roseli Ramos que também participou da abertura do workshop.

“O workshop foi uma iniciativa muito oportuna e informativa, trazendo temas atuais em SST, por meio de considerações e pontos de vista de profissionais especializados no assunto. Tenho certeza que os profissionais de SST de São Luís terão mais conhecimento e reflexão para praticar no dia a dia”, enfatizou o médico do trabalho participante do workshop, Alberto Akatsu.

ESOCIAL – O pós doutorando e doutor em Ciências da Saúde–UNB, engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira, trabalhou no workshop o tema do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente e se inicia em janeiro de 2018. O consultor do SESI apresentou ainda um novo portfolio elaborado pela entidade para atender essa nova demanda do eSocial que já existe nas empresas.

 

 

1482 notícias | Mostrando de 1477 a 1482