SENAI 26/12/2017 - 18:13hs

Parceria entre SENAI e Prefeitura de São José de Ribamar garantem cursos profissionalizantes

Presidente do Conselho Regional do SENAI entregou certificados a jovens de Ribamar

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Edilson Baldez e o prefeito de Ribamar Luis Fernando na entrega dos certificados de cursos técnicos em Ribamar

São Luís - O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), Marco Moura e o presidente do Conselho Regional do SENAI e presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, participaram no início da semana passada da solenidade de certificação de jovens ribamarenses juntamente com o prefeito Luís Fernando Silva.

Ao todo, 225 jovens foram capacitados em cursos de formação profissional, nas áreas de construção civil, alimentos e gestão, graças a um convênio técnico firmado pelo SENAI, entidade do Sistema FIEMA, com a Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, ainda no primeiro trimestre de 2017.

Os cursos de Assistente Administrativo, Pizzaiolo, Doces e Salgados, Confeitaria, Pedreiro, Instalador Hidráulico para os ribamarenses, possuíam cargas horárias que variavam de 40h a 220h. No cenário atual, para o presidente da FIEMA, os alunos não obtiveram apenas o certificado das mãos das autoridades presentes na solenidade, mas a real possibilidade de ingressar no mercado de trabalho ou, ainda, investir em abrir seu próprio negócio, elevando a qualificação da mão-de-obra e promover a geração de renda e bem estar da sua família.

“Tenho o privilégio de acompanhar essa parceria desde o momento em que assinamos esse convênio. Em nome do SENAI, que já tem tradição no Brasil inteiro no que se refere a Educação Profissional, viemos aqui não só capacitar a mão de obra, mas garantir as oportunidades e é um prazer encerrar essa primeira etapa. Encontramos aqui em Ribamar pessoas querem trabalhar e engrandecer o município. Para o Sistema FIEMA é uma grande satisfação essa parceria. Nós temos que preparar nossos jovens que vão comandar esse país em breve. Temos que fazer com que as pessoas estudem aqui, trabalhem aqui e vivam aqui”, ressaltou Edilson Baldez.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Edilson Baldez, Luis Fernando Silva e Marco Moura durante entrega de certificados em Ribamar

“O Brasil ainda tem um índice muito baixo de pessoas que buscam a qualificação profissional técnica diferente de outros países. Fico muito feliz de ver que aqui em Ribamar a qualificação profissional é traçada estrategicamente na política pública do município. Estamos na terceira cidade mais importante do Maranhão e temos que ter esse sentimento de valorização. É apenas por meio da Educação e de parcerias como essa que vamos poder enfrentar as dificuldades do país e vencer”, destacou o diretor regional do SENAI-MA, Marco Moura durante seu pronunciamento.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Edilson Baldez, o prefeito Luis Fernando, Marco Moura, Fábio Nahuz, Celso Gonçalo e vereador Nonato

Logo em seguida, o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando ressaltou a parceira e reconheceu o papel do Sistema S na qualificação profissional do país. “Esse é o resultado de uma parceria muito produtiva celebrada entre o município e o SENAI. No começo do ano fizemos essa parceria, os cursos foram realizados e hoje chegamos no ápice dessa programação com a entrega dos certificados. Os jovens ribamarenses agradecem essa oportunidade e essa nova chance no mercado de trabalho, porque não há crescimento econômico sem educação e sem capacitação. E temos a parceria do Sistema FIEMA, porque até hoje ninguém nesse país soube fazer educação profissional com mais qualidade que o sistema S. Com essa parceria vamos vencer o nosso maior desafio desta cidade que é gerar emprego e renda”, enfatizou o prefeito.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Marco Moura, diretor regional do SENAI-MA entrega certificado para ribamarense

Para a aluna Lauriane Silva, os cursos oferecidos pela prefeitura e pelo SENAI foram um divisor de águas. “Essa capacitação abriu não só os meus horizontes, mas de todos os meus colegas aqui presentes. Só tenho a agradecer a oportunidade e agora é buscar uma vaga no mercado de trabalho”, finalizou Lauriane.

O encontro contou com a presença da Coordenadora de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI-MA, Scheherazade Bastos, do gerente do CEPT do SENAI Raimundo Franco Teixeira, Raimundo Arruda, do conselheiro do SENAI e vice-presidente da FIEMA, Celso Gonçalo, do presidente do SINDUSCON e vice-presidente da FIEMA, Fábio Nahuz, da Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e Renda de São José de Ribamar, Sônia Menezes e dos vereadores Nonato Lima e Marlene Monroe.