FIEMA 05/02/2018 - 10:58hs

Empresas maranhenses se destacam e são premiadas em projeto de inovação

Em Imperatriz, dez micro e pequenas empresas industriais foram beneficiadas por meio de consultoria em gestão e inovação

Cocev/ Escritório da FIEMA em Imperatriz

Divulgação
Imagem ampliada Empresas de Imperatriz foram premiadas pelo destaque no projeto de gestão e inovação

IMPERATRIZ- Empresas industriais de Imperatriz dos segmentos nas áreas de alimentação, metalmecânica, movelaria, construção civil, beneficiadas pelo projeto de Gestão e Inovação para Micro e Pequenas Empresas Industriais, que disponibilizou 140h de consultoria em gestão e inovação empresarial, receberam na noite de quinta (1°), reconhecimento da participação e premiação. A iniciativa que beneficiou 10 empresas na Região Tocantina, trouxe resultados expressivos com foco na gestão, produtos, processos, marketing, entre outras áreas.

Representando o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, o diretor João Neto Franco destacou a importância do projeto para as empresas da região.  “A inovação tem sido uma estratégia efetiva de desenvolvimento por ser fundamental para o aumento da produtividade e competitividade das indústrias. E, mais do que tudo, ela cria o ambiente favorável ao fortalecimento das micro e pequenas empresas industriais, alavancando as organizações com a implementação de técnicas organizacionais capazes de acelerar o desenvolvimento empresarial e a economia dessa importante cidade da rica local região tocantina maranhense”.

O projeto finalizado em 2017, é fruto do convênio nacional entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae Nacional, em parceria com a FIEMA, Sebrae MA e com apoio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).

“Por serem as que mais empregam no país, as micro e pequenas empresas têm papel fundamental na economia do nosso Estado, e por meio desse projeto, salientamos a importância de inovar no ambiente empresarial, como forma de aumentar receita, fazer novas parcerias e agregar valor ao produto e marca. Tanto as empresas participantes como nós ficamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, declarou Gilberto de Jesus Matos, da Coordenadoria Técnica e Executiva da FIEMA e gestor do projeto.

Em consultoria realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema FIEMA, in loco nas empresas, foram definidas soluções para as falhas identificadas, a fim de melhorar a gestão com foco na inovação, aumento da produção, produtividade e redução de custos, tornando as empresas mais seguras e competitivas no mercado.

Divulgação
Imagem ampliada A solenidade reuniu empresários dos segmentos de alimentação, metalmecânica, movelaria e construção civil

A empresária do segmento de alimentação, Tayanne Miranda conta como o projeto trouxe benefícios para sua empresa e destaca ainda, a abertura de mais um negócio. “Antes, a minha gestão era bem ineficiente. Com a chegada da consultoria, fomos trabalhando tudo isso, além da parte visual e o uso das redes sociais. Aumentei minha produção e as vendas praticamente em 100%, inclusive abri uma nova empresa em Balsas”.

Ao todo, 30 MPEs maranhenses foram atendidas pelo projeto. Em São Luís, 20 empresas também serão premiadas em solenidade marcada para o dia 07 de fevereiro.