SESI 28/03/2018 - 18:33hs

Parceiros consolidam adesão à Ação Global em evento na FIEMA

SESI e TV Mirante reuniram empresas e instituições voluntárias na terça (27), na Casa da Indústria

Jornal O Estado do Maranhão

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Coordenador Allan Kardec Ayres, do SESI apresentou aos parceiros novidades da Ação Global 2018

São Luís - Representantes de empresas e instituições parceiras da Ação Global MA deste ano, que está na sua 25ª edição, se reuniram na terça (27/03), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), para debater e conhecer mais sobre o projeto, que é realizado no estado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e TV Mirante. O objetivo é prestar serviços essenciais à população de baixa renda.

“A Ação Global é o maior evento social do Brasil. Todos os serviços de que a comunidade necessita, como saúde, educação, social, cultural, entre outros, serão prestados. O nosso público-alvo é a população de baixa renda, que não tem acesso e amparo adequado dos seus direitos como cidadãos. A nossa expectativa está muito boa, pois conseguimos um número maior de parceiros, em comparação com o ano passado. Este ano, estamos com cerca de 300 parcerias, enquanto foram 258 em 2017”, explicou Allan Kardec Aires Ferreira, coordenador de Segurança e Saúde na Indústria SESI/MA.

A Ação Global deste ano tem como tema “Sesi: Educando para transformar” e acontecerá no dia 26 de maio, no Multicenter Sebrae, das 8h às 17h. Corte de cabelo, expedição de documentos, dicas de como fazer currículo para conseguir o primeiro emprego, campanha para arrecadação de livros, atendimentos médicos, entre outros serviços estarão disponíveis à população. Tudo gratuitamente.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada SESI apresentou aos parceiros as novidades da Ação Global 2018

“A TV Mirante tem um grande compromisso com a educação e não poderíamos ficar de fora desse evento, que tratará de educação. É um evento importante e de responsabilidade social. A nossa expectativa em relação ao número de parceiros, prestadores de serviços, foi muito boa, porque aumentou, em relação ao ano de 2017”, ressaltou Cristiane Almeida, coordenadora de eventos do Grupo Mirante.

Durante o evento, foram apresentados os números da Ação Global realizada no ano passado. De acordo com os dados, foram realizados 258.284 atendimentos no Maranhão. 238 parceiros e 3.415 voluntários trabalharam em pró do projeto no estado. Qualidade de Vida foi o serviço mais procurado pela população. Na ocasião, também foram firmadas novas parcerias. A nível nacional foram realizados 1.158.785 atendimentos.

De acordo com os organizadores da Ação Global MA, a expectativa é que, em um único dia, sejam realizados cerca de 250 mil atendimentos à população de baixa renda que habita nos bairros da área do Cohafuma e adjacências. Espera-se também 45 mil pessoas no dia do mutirão para usufruir de oferta gratuita dos serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania, cultura, esporte e lazer.

SAIBA MAIS

A Ação Global é um programa realizado pelo SESI em parceria com a Rede Globo. O projeto visa oferecer serviços relevantes e gratuitos à população brasileira. A união de uma rede única, em todo o país, formada por parceiros do poder público, ONGs, voluntários, pequenas, médias e grandes empresas tem garantido a oferta de mais de 40 serviços diferenciados e de qualidade. O evento facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos. Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico. Tudo isso ao som de música ao vivo e paralelamente a atividades de lazer, educação e esporte.

Quem nunca teve uma certidão de nascimento, cédula de identidade, CPF ou título de eleitor pode, finalmente, passar a fazer parte das estatísticas oficiais do país. Também se viabiliza a união pelo casamento ou a separação pelo divórcio, marcos que hoje custam caro para qualquer um.