SENAI 13/04/2018 - 16:58hs

SENAI-MA é homenageado na Câmara Municipal de São Luís no ano em que completa 65 anos

Referência em educação profissional no país, instituição do Sistema FIEMA tem centros de educação em seis municípios do Maranhão e atua em rede também na oferta de tecnologia e inovação para a indústria.

Coordenadoria de Comunicação e Eventos da FIEMA

Veruska Oliveira
Imagem ampliada José Cursino, Edilson Baldez, Marco Moura, Ricardo Diniz, Antônio Nunes, Pedro Rosbon Holanda e José Joaquim Ramos

SÃO LUÍS – Em sessão solene na Câmara Municipal de São Luís, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA) foi homenageado, nesta segunda-feira, 9 de abril, pelos serviços prestados à sociedade ludovicense na formação de profissionais para a indústria. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do Conselho Regional do SENAI, Edilson Baldez das Neves, e o diretor regional da entidade, Marco Antônio Moura da Silva, receberam a placa de reconhecimento, proposição do vereador Ricardo Diniz, na presença de autoridades, empresários, políticos e técnicos da instituição.

O autor da homenagem destacou a importância da atuação do Sistema S, especialmente do SENAI no Maranhão, ressaltando o diferencial da qualificação profissional para o desenvolvimento de oportunidades aos jovens e trabalhadores da capital. “Hoje homenageamos o SENAI, pela passagem dos seus 65 anos de exitosa existência. Essa valorosa entidade tem significativa importância na minha vida, assim como tem na de milhões no Maranhão e em todo Brasil. Essa instituição mantém importantes escolas de treinamento e de educação profissional e oferece grande variedade de serviços, atendendo desde quem precisa atualizar seus conhecimentos a quem quer dominar sofisticadas e altas tecnologias”, disse Diniz.

A mesa diretora foi formada pelo secretário José Cursino, representando a Prefeitura de São Luís, o secretário Antônio Nunes, representando o Governo do Estado do Maranhão, o empresário Pedro Robson Holanda, representando a Associação Comercial do Maranhão, o vereador decano José Joaquim, assessor da Presidência da Câmara Municipal de São Luís, além do vereador Ricardo Diniz, o presidente Baldez e o diretor Marco Moura.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Edilson Baldez, presidente da FIEMA e do Conselho Regional do SENAI, falou de sua história com a entidade, desde sua criação no Maranhão

A solenidade também contou com a presença ilustre de três dos quatro ex-diretores do SENAI no Maranhão, Raimundo Franco Teixeira (primeiro diretor regional da entidade, em 1953), Jaldo Abreu e João Alberto Schalcher, além dos vereadores Cézar Bombeiro, Basileu, representantes de entidades de classe como o Sebrae, ACM, CDL, os vice-presidentes da FIEMA, Celso Gonçalo, Cláudio Azevedo, Fábio Nahuz e o 2º Secretário da FIEMA, João Batista Rodrigues, além do presidente emérito Jorge Mendes.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada O atual diretor do SENAI-MA, Marco Moura, segurando a placa de homenagem, ao lado dos ex-diretores da entidade Raimundo Franco Teixeira, Jaldo Abreu, João Alberto Schalcher

Inaugurado em maio de 1953 no Maranhão, o SENAI tem foco em formar e aperfeiçoar profissionais para o setor industrial, atendendo a indústria maranhense por meio da educação profissional e de serviços de tecnologia e inovação. Atualmente, a entidade tem o maior complexo de educação profissional e tecnologia industrial do Maranhão, contribuindo para melhorar a produtividade industrial e o crescimento do trabalhador e da sociedade maranhense.

Ao receber a homenagem na Câmara, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, destacou que a entidade está sempre atenta às demandas de inovação e tecnologia do mercado, posicionando a indústria maranhense ao novo mundo industrial da tecnologia. “O SENAI tem uma história de valor no Maranhão ao estabelecer, até hoje, a marca de 650 mil matrículas realizadas, um expressivo marco, destacado pela superação de desafios para levar a nossa indústria a eficiência, competitividade e qualidade”.

Imagem ampliada Marco Moura, diretor regional do SENAI

TRAJETÓRIA – O diretor regional do SENAI, Marco Moura, apresentou uma linha do tempo dos 65 anos do SENAI, desde quando a entidade qualificava jovens aprendizes, o que faz até hoje, até a estruturação de laboratórios de tecnologia de ponta para atender a indústria, como o Laboratório Aberto, inaugurado no mês passado no SENAI Distrito Industrial, equipado com laboratórios de manufatura, de cocriação (coworking), além de impressoras 3D e computadores.

“Nesse ano, em que completamos 65 anos de serviços prestados ao setor produtivo e à sociedade, está por vir a nova revolução industrial, a chamada indústria 4.0, que está batendo à nossa porta. Nosso desafio é fazer uma indução à indústria maranhense, para que esta possa estar cada vez mais preparada, evoluir em seus processos, em tecnologia e se tornar mais competitiva. Nosso exercício diário é trabalhar para indústria, acompanhar a economia do país, do Estado, o mercado, e atendermos as indústrias no que elas necessitam para que possam se desenvolver cada vez mais, gerando emprego e renda em nosso Estado”, destacou.

Até o final do ano, o SENAI Maranhão irá desenvolver uma série de ações planejadas em alusão aos 65 anos da entidade no Estado.