FIEMA 11/05/2018 - 11:53hs

SESI realiza curso “Alimente-se Bem” com receitas econômicas e sem desperdício

A ação busca incentivar o consumo de itens com alto teor nutritivo e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria a partir da alimentação saudável.

Cocev/ Escritório da FIEMA em Imperatriz

Divulgação
Imagem ampliada Funcionários e familiares participaram da parte teórica e prática da capacitação, com foco no aproveitamento integral dos alimentos

IMPERATRIZ – A unidade móvel do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), entidade do Sistema FIEMA, esteve na indústria Citelum para realizar o curso Alimente-se Bem. Funcionários e familiares participaram da parte teórica e prática da capacitação, com foco no aproveitamento integral dos alimentos. A ação pretende promover a educação nutricional e a alimentação saudável sem desperdício.

Segundo a nutricionista do SESI, Thalita Almeida, que ministrou a capacitação, o Alimente-se Bem busca incentivar o consumo de itens com alto teor nutritivo e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria a partir da alimentação saudável. “Pretendemos levar informações para que as pessoas previnam doenças e não desperdicem partes importantes dos alimentos por desconhecerem suas propriedades e possibilidades culinárias, que dão origem a pratos saborosos, saudáveis, nutritivos e econômicos”, destaca.

Na oportunidade, os funcionários receberam informações sobre as funções dos alimentos, como planejar as compras, reconhecimento e seleção de produtos, cuidados no armazenamento e no preparo (higiene), alimentos funcionais, aproveitamento de sobras, além da parte prática, incluindo a preparação de pratos que utilizam o alimento integralmente.

O gerente da Citelum, Evando Fernandes, destaca a importância da ação. “Essa iniciativa é bem importante, uma vez que pretendemos melhorar a qualidade de vida dos nossos colaboradores e incentivá-los a mudar não só seus hábitos alimentares, mas também os de toda família. E isso reflete positivamente na produtividade da empresa e motivação deles”.

Divulgação
Imagem ampliada Várias receitas nutritivas e com baixo custo foram feitas durante a capacitação

AVALIAÇÃO – Inaldo Brito, supervisor de iluminação pública, foi um dos participantes do curso e avalia de forma positiva a iniciativa. “Muito importante tanto para nossa alimentação quanto para saúde. Aqui, recebemos informações que podemos levar pra casa e também temos a oportunidade de trazer familiares para participar desse momento, e eu trouxe minha esposa e minha filha”.

Maria José, dona de casa e esposa do colaborador Inaldo, destaca as vantagens de participar do curso. “Estou maravilhada com as receitas, que além de econômicas, prezam pela saúde e também o aproveitamento de parte dos alimentos que contém a maioria dos nutrientes e que nós geralmente dispensamos”.

Luciane Carvalho, assistente administrativo na empresa, acredita que a ação é de grande valia. “Muito importante, porque além de adquirir conhecimentos, temos oportunidade de disseminá-los em casa e desempenhar melhor o nosso trabalho, pois quando nos alimentamos bem, nos tornamos mais saudáveis e dispostos”.