Indústria

Você

Acessar

Notícias

SENAI 14/05/2018 - 09:08hs

SENAI-MA inaugura centro de educação no município de Rosário

Presidente da CNI, Robson Braga, que chegou essa semana em São Luís para cumprimento de agenda, também participou da inauguração.

Coordenadoria de Comunicação e Eventos da FIEMA

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Edilson Baldez, presidente da FIEMA fez a inauguração com o presidente da CNI, Robson Braga

SÃO LUÍS – Como parte da programação do Dia da Indústria (comemorado em 25 de maio) e do aniversário de 65 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Maranhão, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do Conselho Regional do SENAI, Edilson Baldez das Neves, juntamente com o diretor regional do SENAI, Marco Antônio Moura da Silva, inauguraram, nesta quinta-feira (10), na cidade de Rosário, a nova unidade do SENAI, localizada na Rodovia MA 402, km 7, s/nº, Bairro Boa Esperança, naquele município. A ação contou com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, que esteve em São Luís para cumprir vasta agenda de compromissos empresariais.

A cerimônia foi prestigiada pelo vice-governador Carlos Brandão, a prefeita de Rosário, Irlahí Moraes, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), Rivaldo Neves, o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), João Henrique Magalhães, o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, o prefeito de Morros, Sidrak Feitosa, a prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, além de representantes de entidades de classe como Sebrae, Fecomércio, Senac, empresários, diretoria da Federação e colaboradores do Sistema FIEMA.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Inauguração do SENAI em Rosário foi prestigiada por empresários, entidades de classe e autoridades estaduais e municipais

 O novo Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Cristiana Parisi de Andrade compreende 5 mil m2 de área urbanizada e 3.6 mil m2 de área edificada, onde serão concentrados os serviços de educação profissional em diversas áreas de atuação do setor industrial, além de atender às empresas industriais com serviços de tecnologia e inovação. O novo prédio, em Rosário, conta com laboratórios de Eletrônica, Eletricidade Industrial e Predial, Energia Renovável, Refrigeração, Informática, Automotivo, Transporte, Vestuário e Construção Civil, para cursos presenciais e de educação a distância, nas modalidades aprendizagem industrial básica, iniciação, aperfeiçoamento e qualificação profissional.

Este é o oitavo CEPT do SENAI no Maranhão, que também tem sede nos municípios de São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal, Balsas e Açailândia. No entanto, a estrutura operacional da entidade integra unidades móveis, que levam atendimento a qualquer ponto do Estado.

“Esta unidade do SENAI é uma das mais modernas do Maranhão e é um pronto atendimento ao mercado que se anuncia com a instalação de grandes projetos nas suas cercanias. Investimentos que estão sendo preparados para se estabelecer na região, como uma Refinaria e uma Siderúrgica que estão em negociação com grupos internacionais. Além de outros projetos que poderão ser alocados no Distrito Industrial de Rosário e Bacabeira.”, ressaltou o presidente Edilson Baldez das Neves, que é natural do município.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI em Rosário é um dos mais modernos do Maranhão

 O centro de educação leva o nome da senhora Cristiana Parisi de Andrade, reconhecida na classe industrial de Minas Gerais e do Brasil por seu forte apoio as causas sociais e por sua posição de acreditar no seu ideal e na sua missão de contribuir com ideias criativas para o desenvolvimento e crescimento do nosso país.

“Quero expressar o quanto me senti honrada pela generosa decisão dos dirigentes da Federação das Indústrias de ter o meu nome atribuído a esta escola do SENAI. Tenho a convicção de que a educação profissional faz uma positiva diferença na vida de milhares de jovens e de trabalhadores brasileiros para começar uma carreira e, para quem já é formado, buscar novas oportunidades no mercado”, agradeceu a homenageada.

Para o diretor regional do SENAI, Marco Moura, a inauguração de mais um centro do SENAI representa a envergadura da instituição, e sua importância para o estado do Maranhão e para o Brasil. "Só uma instituição com 65 anos, que já qualificou mais de 650 mil pessoas, tem a representatividade de poder contribuir com a competitividade da indústria e também com o desenvolvimento da sociedade como um todo.".

O vice-governador, Carlos Brandão, comemorou o empreendimento. “A educação é o melhor caminho para se promover a transformação. Antes de se realizar qualquer coisa, precisamos sonhar. Este empreendimento, portanto, é resultado desse sonho. Em pouco tempo, teremos jovens preparados para encarar os desafios que o nosso estado apresentará em termos de conhecimento e inovação.”.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Em Rosário - Celso Gonçalo, Marco Moura, Edilson Baldez, Carlos Brandão, Robson de Andrade e Rivaldo Neves

 Parcerias – Durante a cerimônia de inauguração, foram assinados protocolos de intenção entre o SENAI-MA e dois sindicatos industriais – Sindvest (Sindicato das Indústrias de Malharias e de Confecções de Roupas em Geral do Estado do Maranhão) e Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão) – e também com a Prefeitura Municipal de Rosário, com o objetivo de promover capacitação nas modalidades de iniciação profissional e qualificação profissional no novo centro de educação. Os protocolos foram assinados pelo presidente da FIEMA, Edilson Baldez, pelo diretor do SENAI, Marco Moura, pela prefeita de Rosário, Irlahí Moraes, pela presidente do Sindvest, Ana Rute Mendonça, e pelo presidente do Sindirepa, Antonio Rosa Cruz.

Segundo a prefeita Irlahí Moraes, a inauguração da unidade do SENAI representa o início de um novo ciclo no desenvolvimento de Rosário. “O município só tem a ganhar com a presença do SENAI, principalmente, porque dá a quem pretende empreender na área da indústria e suas ramificações, a garantia de poder contar com mão de obra de excelência e qualidade no desenvolvimento de suas atividades”, destacou a prefeita.

Programas - Juntamente com o SENAI, em Rosário, o Sistema FIEMA, por meio do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI), está colocando em funcionamento, na mesma unidade, o Programa SESI ViraVida, que atende jovens em situação de vulnerabilidade social, com qualificação profissional, educação continuada, atividades de empregabilidade e desenvolvimento pessoal. Atualmente, o ViraVida está atendendo 93 alunos da região de Rosário e Bacabeira, que estão frequentando o curso de qualificação profissional de Operador de Microcomputador, pelo SENAI-MA; aulas de Português e Matemática, oferecidas em uma parceria do SESI com a Prefeitura de Rosário, além de atividades de empregabilidade e atividades psicossociais com o SESI. Desde 2011, quando iniciou sua atuação no Maranhão, o ViraVida já formou mais de 700 alunos na região e em São Luís.

Sobre o SENAI - O SENAI-MA foi criado em 6 de maio de 1953 e completa, neste 2018, 65 anos de história no Maranhão. O objetivo da entidade é formar e aperfeiçoar profissionais para o setor industrial, além de acompanhar as necessidades da indústria quanto à modernização e inovação dos seus processos e maquinários. Atualmente, os investimentos do SENAI se direcionam prioritariamente para Educação Profissional e Soluções em Tecnologia e Inovação, no atendimento de empresas e também da comunidade.

1544 notícias | Mostrando de 7 a 12