Indústria

Você

Acessar

Notícias

SESI 26/05/2018 - 17:01hs

SESI e Globo beneficiam comunidades na Ação Global

Mutirão de cidadania atendeu cerca 10 mil pessoas só no período da manhã no Multicenter Sebrae, em São Luís, e tem foco na educação para jovens e adultos e cursos de educação continuada, além de outros serviços básicos gratuitos

Da Redação

Veruska Oliveira
Imagem ampliada O superintendente do SESI-MA, Marco Moura falou da importância da Ação Global e o investimento social do Sistema Indústria

SÃO LUÍS - O Serviço Social da Indústria (SESI) e a Globo realiza até as 17h de sábado, no Multicenter Sebrae na capital a 25ª Ação Global, um mutirão de cidadania que oferece serviços básicos gratuitos nas áreas de educação, saúde, jurídica, beleza, lazer, entre outros. Com o tema Educando para transformar, a iniciativa neste ano já atendeu pela manhã mais de 10 mil pessoas e acumula 17 mil atendimentos, incluindo a oferta de matrículas e sensibilização de jovens e adultos para completarem a educação básica e ações educativas e as áreas de saúde, meio ambiente e segurança no trânsito.

“O SESI realiza uma ação de responsabilidade social em nome da Indústria em parceria com a Rede Globo. Uma contribuição da Indústria para que os serviços básicos de educação, saúde e cidadania, cultura, esporte e lazer sejam levados a população. Esse ano o tema da Ação Global é a Educação que é a bandeira do Sistema Indústria e é por meio da Educação que as pessoas tem conhecimento e mais qualidade de vida”, destacou o   superintendente do SESI, Marco Antonio Moura da Silva.

Na indústria, que emprega 9,6 milhões de pessoas, cerca de 38% dos trabalhadores não completaram a educação básica. Preocupado com esse cenário e com a elevada evasão escolar dessa modalidade de ensino – que chega a mais de 80% na rede pública –, o SESI desenvolveu metodologia de educação de jovens e adultos (EJA) que permite a redução da carga horária com base no reconhecimento de conhecimentos prévios e com um currículo mais conectado à realizada profissional dos alunos.

O diretor da FIEMA, Alexandre Ataíde, que representou o diretor regional do SESI e presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, na solenidade de abertura leu uma mensagem enviada por Baldez:  “Agradeço aos voluntários, patrocinadores, e principalmente o cidadão maranhense pela confiança a nos depositada. Agradeço a parceria de todos que se engajaram nesta festa da cidadania!”.   

“É uma honra está nos 25 anos da Ação Global nessa parceria com o SESI em um evento que é voltado para a atender as necessidades tão básicas da população. E o tema da educação está tão alinhado com o nosso negócio, com nosso objetivo que é comunicar!”, destacou a diretora de programação da TV Mirante, filiada a Rede Globo, Viviane de Paula.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Jesus Assis dos Santos, 29, que havia parado no 1º ano do ensino médio aos 19 anos, quando foi trabalhar. Ele, que trabalha como vigilante patrimonial avalia positivamente o curso.

MUDANÇA DE VIDA – Entre os alunos que buscam a qualidade da nova metodologia EJA está o vigilante Carlos de Jesus Assis dos Santos, 29, que havia parado no 1º ano do ensino médio aos 19 anos, quando foi trabalhar. Ele, que trabalha como vigilante patrimonial avalia positivamente o curso. “Vi pela TV a questão dos cursos e resolvi vim na Ação Global. Uma ótima oportunidade de concluir o tempo perdido que deixamos passar”, comemora Carlos, que agora sonha em fazer curso superior na área de gastronomia.

Andreia Barbosa dos Santos, 18, iniciou o ensino médio, mas ainda não concluiu. Ela percebeu a oportunidade de terminar o ensino médio em um ano pela EJA do SESI/MA.  “Estou feliz em poder terminar meus estudos em um ano”, disse empolgada.A idosa Lurdimar Benedita Pereira, 69, também veio se inscrever para o curso EJA do SESI. “Cursei o ensino médio, antigo ginásio, mas não cheguei a concluir, vi como uma oportunidade e estou muito animada”, disse. Até às 14h, já haviam sido pré-matriculados 47 alunos na Nova EJA na Ação Global no Maranhão.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Benedita Pereira comemorou a possibilidade de voltar a estudar com a EJA do SENAI no Maranhão

 EJA – Desde 1946, o SESI oferece cursos de educação de jovens e adultos. A metodologia desenvolvida pela instituição, que prevê 80% das aulas a distância, tem como base a identificação, a validação e a certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho dos alunos. O reconhecimento de saberes envolve uma série de procedimentos realizados com a participação de especialistas de cada área do conhecimento – linguagens e códigos; matemática; ciências humanas; e ciências da natureza. São realizadas avaliações, entrevistas e preenchimento de formulários para identificação de conhecimentos prévios. Além disso, há construção de itinerários educativos conectados com a realidade profissional e possibilita que o estudante também faça qualificação profissional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A metodologia da EJA criada pelo SESI é considerada inovadora e recentemente recebeu reconhecimento internacional pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Veruska Oliveira
Imagem ampliada A estudante Brenda Pereira, com a voluntaria Conceição Nassar, a Mocinha Coiffer, que é voluntária na Ação Global há 20 anos no MA.

OUTROS SERVIÇOS– Na Ação Global, tem ainda serviços de esporte e cultura, oficinas de recreação, artesanato, jogos, brincadeiras com material reciclado, dentre outros. O Sebrae por exemplo, montou um estande onde ofereceu duas oficinas de Laços de Boutique, além de atendimento para micro e pequenos negócios e potenciais empresários e um jogo de quizz, com perguntas ligadas à

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Juntos há 13 anos, Adriano Leonardo Ribeiro Lima, 42 e Maria da Conceição Silva, 41, vieram para a Ação Global para fazer a inscrição do casamento comunitário.

 gestão de MEIs e MPEs.

A doméstica Maria de Jesus Oliveira, 47, moradora de São Jose de Ribamar, distante 42 quilômetros da capital, foi uma das 21 pessoas que participaram das duas oficinas de Laços de Boutique oferecidas pelo Sebrae. Ela afirmou que os conhecimentos aprendidos na oficina serão muito úteis. "Gosto muito de artesanato e os laços que aprendi são fáceis de fazer e tem um baixo custo. Agora vou engordar o meu salário vendendo os laços que eu produzir", disse Maria de Jesus.

Na área de saúde, o estudante Dyonizio Silva aproveitou para se imunizar contra o vírus da gripe, “Aproveitei a ação para tomar a vacina contra a gripe”.

Juntos há 13 anos, Adriano Leonardo Ribeiro Lima, 42 e Maria da Conceição Silva, 41, vieram para a Ação Global para fazer a inscrição do casamento comunitário. O casal tem quatro filhos, um adolescente e três meninas, fruto dessa relação que vai ser oficializada ainda neste ano. “Agora mais do que nunca estamos valorizando nossa união”, disse Adriano.

A estudante Brenda Pereira, 14, participou pela primeira vez da Ação Global. Ela aproveitou e renovou o visual com um novo corte de cabelo. “Estou muito feliz em participar desse evento”, contou. Brenda foi atendida pela cabelereira Mocinha Coiffer, que é voluntária na Ação Global há 20 anos no Maranhão.Há ainda serviços jurídicos e de cidadania, como emissão de documento de identidade e carteira de trabalho.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Vitória Régia, que veio pela primeira vez, e estava com a família foi uma das beneficiadas com a iniciativa dos livros na Ação Global

LIVROS – Foram arrecadados diversos tipos de livros, cerca de 20 mil títulos que foram distribuídos aos visitantes da Ação. A estudante Vitória Régia, que veio pela primeira vez, e estava com a família foi uma das beneficiadas com a iniciativa. “Fico feliz com a doação de livros. Consegui vários livros de inglês para o meu filho Vitor!, comemorou a mãe.

AÇÃO GLOBAL – Desde 1991, o SESI e a Rede Globo promovem a Ação Global, um mutirão de cidadania que ocorre em um dia no ano em comunidades de baixa renda em todo o País. Até agora, mais de 18 milhões de pessoas foram atendidas pela iniciativa.

 

 

1554 notícias | Mostrando de 13 a 18