FIEMA 20/06/2018 - 16:16hs

FIEMA e SEINC lançam missão empresarial maranhense à China e Dubai

Viagem será em novembro deste ano. Empresários maranhenses interessados em fazer negócios internacionais podem procurar as instituições para saber como participar.

Coordenadoria de Comunicação e Eventos da FIEMA

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Empresários interessados na missão devem procurar a FIEMA e a Seinc para saber como participar

SÃO LUÍS – Empresários maranhenses de diferentes setores participaram do lançamento de uma missão empresarial à China e Dubai, nesta quinta-feira, 3, na Casa da Indústria Albano Franco. A viagem de negócios está sendo organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), dando continuidade e ampliando a missão promovida no ano passado, que levou cerca de 40 empresários locais para a China, e foi considerada a maior missão de empresários maranhenses enviada àquele país.

Segundo os realizadores, o objetivo é sensibilizar os empresários a aderir à missão, prevista para o período de 9 a 21 de novembro de 2018, com foco no estreitamento de relações comercias entre os países e empresas maranhenses, nos mais diversos segmentos, percorrendo feiras, fazendo visitas técnicas e participando de rodada de negócios, nas cidades de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e em Shangai, Shenzhen e Suzhou, na China.

“Nossa intenção é superar as expectativas da primeira missão, realizada no ano passado, a qual, muitos empresários que estão aqui, testemunharam o sucesso. Além disso, nosso objetivo é fortalecer o associativismo para superar os gargalos que temos em nosso país, oportunizando e colocando nossas empresas em condições de competitividade com o mercado internacional”, afirmou o presidente da FIEMA, que também promoveu, junto com a Seinc, a viagem de negócios em 2017.

Segundo o secretário Expedito Júnior, a primeira viagem à China foi de conhecimento do país e de pesquisa de oportunidades. Essa será mais ampla, com foco em tecnologia e inovação. “Nossa intenção é fazer um intercâmbio cultural e de negócios, conhecer novos mercados para que o empresário maranhense tenha mais oportunidades de divulgar sua empresa. A FIEMA é correalizadora do projeto, e junto com a China Trade Center, ajustou os itinerários e todo o roteiro dessa viagem”.

CONSTRUÇÃO CIVIL – Entre as atividades programadas para serem desenvolvidas na China e Emirados Árabes, a missão terá itinerários específicos de interesse do segmento da construção civil, a exemplo de visitas à cidade planejada de Masdar City, em Abu Dhabi. A intenção é apresentar aos empresários, alternativas em construção sustentável, com visitas técnicas a edifícios ícones, construções inteligentes, construções verdes, entre outras.

Para o empresário do ramo da construção, Pedro Araújo, que integrou a primeira missão, a ideia é efetivar negócios na segunda viagem. “Fomos surpreendidos pelo gigantismo da China, é um lugar onde todas as tendências podem ser observadas, é um país aberto, com facilidades para fazer negócios. Agora estamos indo pela segunda vez, já sabendo o que vamos encontrar e esperamos que, mais uma vez, a viagem supere nossas expectativas”.

FIEMA – Além de trabalhar em conjunto com instituições governamentais e não governamentais na organização de missões de grupos de empresários ao exterior, a FIEMA atua, pela via de seu Centro de Internacionalização de Negócios (CIN), viabilizando que empresas maranhenses conheçam destinos que a Federação identifica como potenciais para novos negócios.

Inclusive, recebeu, no ano passado, uma premiação pelo projeto “Esteira de Internacionalização de Empresas”, classificando-se em 4º lugar entre as ações mais inovadoras do país, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O projeto integra o programa Maranhão for Business, realizado pelo CIN, que busca promover a competitividade global das indústrias maranhenses e estreitar relações da base industrial com as instituições promotoras do comércio exterior no Maranhão e no Brasil.

Entre as missões empresariais, institucionais e de negócios já organizadas pela FIEMA, está a ida da indústria de bebidas Psiu aos Estados Unidos, para a feira Summer Fancy Food, em Nova York; a viagem de negócios do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em Geral do Estado do Maranhão (Sindvest) à Paris Fashion Week, na qual uma estilista maranhense foi condecorada com o Prêmio Tiffany, de Estilista Revelação do Ano 2017; assim como o apoio à empresa Quadrante para exposição de móveis maranhenses em uma feira na Itália. Além disso, o CIN já promoveu visitas institucionais ao Canadá e aos Estados Unidos, assim como à Cingapura e ao Panamá para feira de logística.

Somado a isso, a FIEMA tem recebido, nos últimos anos, diversos representantes da Liga Árabe, Nigéria, Moçambique, Alemanha, Taiwan, Bélgica, Holanda com o objetivo de estreitar relações comerciais com empresas maranhenses, promover troca de tecnologia e atrair investimentos estrangeiros ao Maranhão.