FIEMA 20/06/2018 - 16:24hs

Indústria retoma crescimento no primeiro trimestre no Maranhão

Resultado é da Sondagem Industrial, estudo elaborado pela FIEMA em parceria com a CNI.

Coordenadoria de Comunicação e Eventos da FIEMA

SÃO LUÍS – Após dois meses de baixa na produção, o setor industrial maranhense fechou o primeiro trimestre de 2018 com aumento da atividade. Em janeiro e fevereiro, o índice de produção esteve na casa dos 40 pontos, variando negativamente 0,3 pontos de um mês para o outro, mas retomou trajetória positiva no mês de março, alcançando a marca de 53,7 pontos.

Segundo a Sondagem Industrial do Maranhão, pesquisa produzida pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o sinal de reaquecimento da indústria foi reforçado pelo aumento da utilização da capacidade instalada, que evoluiu de 52% em fevereiro para 61% em março. As expectativas para os próximos seis meses, para a demanda de produtos industriais, são otimistas. O índice de expectativa registra alta desde janeiro, mantendo-se na casa dos 60 pontos.

O estudo também apontou que o número de empregados deu uma leve recuada em relação ao mês anterior (-3), mas fecha o trimestre em patamar elevado, 54 pontos. Por outro lado, houve melhora em relação ao último trimestre no que tange o acesso ao crédito para o setor industrial do Maranhão, que encerrou março com 45,0 pontos. Apesar da melhora, as empresas ainda enfrentam uma considerável dificuldade na obtenção de financiamentos.

Em relação à satisfação financeira, a pesquisa apresentou uma leve queda do último trimestre para o atual, ficando na casa dos 39,6 pontos. O resultado pode ser consequência dos gargalos estruturais enfrentados pela indústria, dentre outros fatores que impactam diretamente sobre seus custos, encarecendo todo o ciclo produtivo. Já a satisfação com o lucro permaneceu estável do primeiro trimestre do ano passado até o atual, variando pouco menos de 2,9 pontos para cima, porém, ainda é considerada abaixo da referência.

A Sondagem Industrial do Maranhão é elaborada mensalmente com indústrias dos segmentos de Alimentos, Vestuário, Couros, Derivados do petróleo, Biocombustíveis, Química, Limpeza e perfumaria, Plásticos, Minerais não metálicos, Metalurgia, Produtos de metal, Veículos automotores, Móveis, Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos. Os questionários foram aplicados de 2 a 16 de abril de 2018.