FIEMA 27/06/2018 - 10:53hs

Jorge Fortes assume presidência do Sindibebidas

Coordenadoria de Comunicação e Eventos da FIEMA

Veruska Oliveira
Imagem ampliada O novo presidente do Sindibebidas, João Fortes com seu antecessor Francisco Rcoha

SÃO LUÍS - O empresário Jorge Luiz Fortes, produtor da cachaça Capotira, produzida no município de Vargem Grande, foi eleito ontem (dia 26/06) como o novo presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado Maranhão (Sindibebidas) para o triênio 2018/2021.

A eleição foi realizada na sede do Sindicato, localizado na Casa da Indústria Albano Franco, no retorno da Cohama, quando também foram escolhidos os membros da Diretoria, do Conselho Fiscal e os delegados representantes da entidade.

O Sindibebidas é um dos mais novos sindicatos patronais do setor industrial do Maranhão. Foi criado em 2012 e é filiado à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).

Atualmente, possui vinte indústrias associadas, entre as quais estão a Psiu, Lençóis Maranhenses, Mar Doce, São Braz Agroindustrial, Tiquira Brasil, Cachaça Vale do Riachão e Guaraná River.

A nova diretoria eleita tem como presidente Jorge Fortes e como secretário e  tesoureiro, os empresários Mauro Dias da Rocha Pereira e Tânia Miyake Souza, respectivamente.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada O novo presidente do Sindibebidas, João Fortes com a nova diretoria e equipe da FIEMA, coordenada pelo superintendente Albertino Leal

Também foram eleitos os conselheiros fiscais Ozório Mont’Alverne Silva Junior, Valdemar Cabral de Paula, Valdo Wilame Silva e Saulo Romero Ribeiro Barbosa (suplente), além dos delegados representantes, que são Francisco Magalhães da Rocha e  Ozório Mont’Alverne Silva Junior, e os suplentes Erivan Holanda e Coelho de Carvalho.

Fortes é formado em Engenharia Agronômica e é professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com mestrado pela Universidade Federal de Viçosa (MG) e doutorado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (RJ), ambos em Ciência do Solo. Ele passou três anos estudando a produção de cachaças no Brasil. Fez curso de Mestre Alambiqueiro, em Minas Gerais, visitou produtores e alambiques em Minas, Paraíba e São Paulo.

O novo presidente ressaltou o avanço conquistado pelo sindicato até então conduzido pelo empresário Francisco Magalhães Rocha e garantiu a continuidade de projetos como o Cartima que valoriza a cachaça e a tiquira maranhense, a cerveja artesanal e o selo de qualidade da água mineral.Logo após a posse aconteceu a primeira reunião da nova diretoria eleita.