CNI e Caixa firmam acordo para levar crédito a micros e pequenas empresas

Data: 2 de setembro de 2020
Crédito: Coordenação de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Agência CNI
Fonte da notícia: CNI

BRASÍLIA- As micro e pequenas indústrias atendidas pelo Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) terão acesso facilitado ao crédito junto à Caixa Econômica Federal (CAIXA).

O Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as duas entidades prevê o enquadramento das empresas direcionadas ao banco pelos NACs estaduais (NAC/FIEMA) em uma faixa especial de taxa de juros que pode chegar até 28% menos que a taxa balcão, atendimento diferenciado, possibilidade de carência e até 60 meses para pagamento. O dinheiro pode ser usado tanto para capital de giro, como para aquisição de máquinas e equipamentos.

Além das condições especiais, as indústrias contarão com o apoio de profissionais especializados do NAC para orientação financeira a fim de identificar a melhor alternativa de crédito ofertada. Entre os benefícios do acordo entre CNI e CAIXA, destacam-se 3 linhas de crédito especiais:

1. Capital de giro pós-fixada, destinada a empresas com faturamento anual fiscal superior a R$ 360 mil, com juros a partir de 0,83% ao mês mais TR, prazo de até 60 meses e carência automática de 3 meses;

2. Capital de giro pré-fixada, voltada a MPEs com juros a partir de 1,19% ao mês, prazo de 48 meses e carência automática de 3 meses;

3. BDC – Bens de Consumo Duráveis com taxa pós fixada, com juros a partir de 0,92% a.m, prazo de até 60 meses e até 06 meses de carência.

O pacote de benefícios inclui ainda o Cartão Empresarial com isenção da 1ª anuidade para empresas com domicílio bancário de recebíveis na CAIXA e 6 meses de isenção de 100% ou 12 meses de isenção de 50% para adesão na cesta de serviços para novos correntistas ou correntistas sem cesta.

Essas condições estão sujeitas à análise de risco de crédito, disponibilidade de recurso, bem como são válidas para empresas que tenham 12 ou mais meses de faturamento e garantias compatíveis com as exigidas que variam de acordo com a linha de crédito.

“Em um momento de demanda retraída e fluxo de caixa comprometido em função da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, oferecer crédito com condições diferenciadas é, sem sombra de dúvidas, fundamental para a preservação de empregos e para a sobrevivência de diversas micro e pequenas empresas”, afirmou o gerente executivo de Política Industrial da CNI, João Emilio Gonçalves.

Além das vantagens exclusivas da parceria entre CNI e CAIXA, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as condições vigentes para o público MPE inclui outras medidas de apoio que podem ser acessadas no portal do banco. Entre as novidades, destaque para a possibilidade de suspender o pagamento das parcelas de diversas operações de crédito, capital de giro com garantia do FAMPE (parceria com o SEBRAE) e o GiroCaixa FGI com apoio do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) conforme PEAC - Programa Emergencial de Acesso a Crédito, instituído pela Medida Provisória nª 975/2020 de 01 de junho de 2020.

“O acesso ao crédito é uma das grandes dificuldades dos empresários, principalmente dos pequenos e médios. Reconheço o esforço do NAC e da CNI em promover essa importante ligação com a CAIXA e oportunizar esse crédito aos empresários em condições especiais!”, destacou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves.

“O NAC no Maranhão já atendeu nos últimos 4 meses, 311 empresas maranhenses, além disso, dispomos de uma série de cartilhas que estão disponíveis gratuitamente no site da Federação para auxiliar os empresários sobre linhas de crédito e como acioná-las”, enfatizou o gestor do NAC no Maranhão, Gilberto Junior.

ACESSO – O primeiro passo para acessar o pacote de vantagens é através do link da parceria e fazer o cadastro (http://www.nac.cni.com.br/caixa).

Para um atendimento personalizado por profissionais preparados para ajudar na escolha do melhor financiamento a ser contratado entre no canal do NAC no portal da CNI..