FIEMA tem ações destacadas na reunião do CDI-CEA

Data: 7 de abril de 2021
Fotos: Divulgação/FIEMA

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) teve um papel de destaque na 6ª Reunião Ordinária da Comissão Integrada de Desenvolvimento para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA), ao apresentar ações propostas pelas entidades empresarias (Sebrae, ACM, Fecomércio, Faema) voltadas para o desenvolvimento das cadeias de serviços locais, destinadas à geração de ocupação e de renda.

Presidida pelo ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a comissão é responsável pela elaboração do Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), que tem o objetivo de desenvolver a infraestrutura da região, além de criar os modelos de negócios que incentivem as atividades espaciais.

O ministro Marcos Pontes elogiou as ações apresentadas por Luiz Fernando Renner, representante da FIEMA na CDI-CEA. O presidente da FIEMA, Edilson Baldez e o superintendente, César Miranda participaram da reunião, assim como os membros do Grupo de Trabalho da entidade “Pensar o Maranhão”.

A FIEMA, através do SESI, instalará em Alcântara um Polo Avançado para atender nas áreas de Educação e Saúde. A previsão é que as obras iniciem no mês de junho. Em maio, o SESI ofertará serviços de saúde e segurança na indústria como consultas de clínica médica, oftalmologia, odontologia e oficinas de alimentação nas unidades móveis do SESI.

Ainda em maio, o Sistema FIEMA, por meio do SENAI, iniciará 10 cursos de capacitação técnica e qualificação profissional no município para os segmentos da construção civil, mecânica de motos, vestuário e indústria 4.0. “Os cursos contribuirão para o aumento da competividade e empregabilidade da região”, disse o presidente Edilson Baldez.

Parceiros do Sistema FIEMA, Sebrae, ACM, Faema e a Fecomércio também apresentaram ações para o programa PDI-CEA nas áreas de Saúde, Cultura e Lazer, Turismo, Economia Solidária e Qualificação Profissional.

O ministro Marcos Pontes sugeriu que a 7ª Reunião Ordinária da CDI-CEA, no fim de abril seja realizada, em São Luís ou em Alcântara, pois serão anunciadas as propostas da FIEMA, MAPA e MEC.