Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Mais de 4 mil pessoas são atendidas pelo SESI Itinerante em Itapecuru-Mirim


Data: 15 de setembro de 2022
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Cocev/São Luís
Fonte da notícia: Cocev/São Luís

ITAPECURU-MIRIM – Os serviços de oftalmologia e odontologia foram os que mais mobilizaram a comunidade de Itapecuru-Mirim nos três dias do SESI Itinerante na cidade. A ação social promovida pela entidade do Sistema FIEMA atende a população com serviços gratuitos na área médica e de promoção da saúde, atuando junto a municípios de baixo IDH, comunidades vulneráveis, comunidades rurais, ou localidades impactadas por intempéries, como enchentes. Entre os serviços prestados aos itapecuruenses, de 13 a 15 de setembro, estão consultas de oftalmologia, pediatria, odontologia, clínica geral, farmácia básica, exames laboratoriais, eletrocardiograma, cursos de alimentação e nutrição, vacinação, massagem, recreação com palhaços, entre outros.   

“Queria parabenizar a todos que estão aqui, por livre e espontânea vontade, ajudando todo mundo que veio pra essa ação", agradeceu a estudante Raíssa da Silva, de 18 anos, moradora do interior de Itapecuru, que foi atendida pelo médico oftalmologista na caravana do SESI. "É muito importante esses serviços virem para cá, pra Itapecuru, porque tem muitas pessoas que querem e precisam fazer uma consulta e não têm condição. Assim a gente tem uma boa oportunidade, muito grande mesmo, de fazer a consulta, pra saber tudo o que está acontecendo com a saúde", pontuou.   

O projeto itinerante configura-se em mais uma contribuição da indústria maranhense nas iniciativas voltadas à área da saúde, levando assistência médica à população carente e com dificuldade de acesso ao sistema público convencional.     

"No meu povoado até tem um posto de saúde, mas não vai nem dentista nem médico de vista pra lá. Pra perto, estou sentindo dificuldade de enxergar. Aí, eu vim aqui pro SESI, pra fazer essas consultas, e tô achando ótimo, muito rápido e fácil", contou a trabalhadora rural, Maria das Dores Rodrigues, de 40 anos, que viajou da comunidade de Olho D’Água rumo ao SESI Itinerante para se consultar. Até o dia de hoje, ela não havia tido a oportunidade de ir ao oftalmologista. Maria ainda aproveitou para consultar o dentista.    

Já a dona de casa Eveline dos Santos de Carvalho aproveitou para atualizar a caderneta de vacinação dos dois filhos pequenos no SESI Itinerante. Ela acredita que a ação social agiliza o acesso da população aos serviços de saúde. “Aqui não tem muita fila, é mais rápido. Trouxe as crianças para vacinar e para consultar com o pediatra. E pensar que quase eu não vinha, fiquei sabendo da ação pelo WhatsApp, eu quase não saio de casa cuidando dos meninos. Que bom que deu certo”, vibrou.    

Segundo o superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, o projeto busca fortalecer as políticas públicas locais e minimizar as disparidades, pensando no global e agindo localmente, visto que nasceu a partir do cenário da pandemia. “Em 2020, o Brasil principiou uma grave crise econômica que teve seus primeiros anúncios já no primeiro trimestre de 2019, com o recuo do PIB em 0,2% para o conjunto da economia. O Maranhão teve seus índices sociais e econômicos piorados com a pandemia da Covid-19 e a cheia dos rios, decorrente das chuvas abundantes em algumas regiões do Estado, gerou calamidades públicas nos municípios maranhenses, colocando mais pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesse contexto, o SESI-MA formulou estratégias de atendimento a essas comunidades atingidas, visando como resultado a melhoria da qualidade de vida”, explicou.    

Ao todo, o SESI Itinerante totalizou 4.357 atendimentos em Itapecuru-Mirim no período de terça a quinta-feira dessa semana, sendo 1.134 no primeiro dia, 1.527 no segundo e 1.696 no terceiro.  

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste