SÃO LUÍS – O coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão, Carlos Jorge Taborda, participou do 2º Encontro Anual da Rede de Observatórios, que ocorreu em Brasília esta semana. Com o credenciamento do Observatório de Roraima durante o encontro, já são 25 se contados os estaduais e o Observatório Nacional. Os principais temas discutidos nesse encontro foram: o uso de dados dos Observatórios para gerar inteligência de mercado; a transformação de dados em insights para a tomada de decisões e a definição de projetos que serão executados pela Rede de Observatórios.
O primeiro Observatório da Indústria foi concebido há 20 anos no Paraná, seguido de Santa Catarina e Ceará. Os três mais antigos desempenham a função de mentores das iniciativas que estão iniciando, como é o caso do Observatório do Maranhão, que é mentorado pelo Ceará.
Em 2022, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou o Observatório Nacional da Indústria, em Brasília, e a partir daí começou a estimular as Federações de Indústrias, como a FIEMA, para que implantassem seus próprios observatórios com o objetivo de trabalharem de forma integrada, em rede.