EXPOMECÂNICA Maranhão é lançada oficialmente na FIEMA

Data: 25 de setembro de 2024
Fotos: Veruska Oliveira / Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – A sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) foi palco do lançamento oficial da EXPOMECÂNICA Maranhão 2024 nesta terça-feira (24), às 16h. O evento, que será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, é promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (SINDIREPA), com a correalização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, FIEMA e IEL) e do SEBRAE Maranhão.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da FIEMA, Edilson Baldez, da presidente do Sindirepa, Leonor de Carvalho, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo, da diretora da FIEMA e presidente do Sindvest, Ana Rute Nunes e do coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat, Thales Pereira Oliveira. Estiveram presentes também o 2º diretor financeiro da FIEMA, João Batista Rodrigues, o superintendente regional do SESI e interino da FIEMA, Diogo Lima, além de empresários e técnicos do setor automotivo.
Edilson Baldez destacou o impacto da EXPOMECÂNICA para o desenvolvimento do segmento automotivo e para a economia do estado. Segundo ele, o evento se alinha com outros grandes projetos da FIEMA, fortalecendo o setor industrial maranhense. "A EXPOMECÂNICA se posiciona como um dos eventos mais relevantes para o setor automotivo no Maranhão, ampliando as oportunidades de negócios e promovendo a inovação", afirmou.
Leonor de Carvalho, presidente do SINDIREPA, ressaltou a importância da exposição como um espaço de conexão entre empresários e profissionais do setor. “A EXPOMECÂNICA vai fortalecer o setor automotivo no Maranhão, promovendo o desenvolvimento da cadeia produtiva pela inovação e intercâmbio de ideias", disse Leonor, destacando o papel do evento para o crescimento do setor.
PALESTRAS E OPORTUNIDADES PARA O SETOR AUTOMOTIVO - Durante a palestra de abertura, Elcias Melo, empresário do setor automotivo e idealizador do iBUSCAR Automotive Cast, abordou a importância da criação de um ecossistema automotivo no Maranhão. Segundo ele, a EXPOMECÂNICA será essencial para fortalecer as marcas locais, além de trazer novas tecnologias e gerar empregos no setor automotivo. “O evento trará resultados significativos para o mercado local, integrando empresas e fomentando o desenvolvimento econômico”, destacou.
Também participou do lançamento a diretora da JOBTECH e organizadora da EXPOMECÂNICA, Oísina Piorski, ressaltando o caráter inovador do evento. Segundo Oísina, a feira será um ponto de encontro para empresários, fornecedores e profissionais do setor.
A empresária de São Luís, Vera Lúcia Mendanha, ressaltou a relevância da EXPOMECÂNICA para a visibilidade das empresas locais. "Esse evento é uma oportunidade de expandir nossos negócios e mostrar que o Maranhão também tem produtos e serviços de qualidade no setor automotivo", afirmou Vera, que gerencia uma distribuidora de lubrificantes e filtros para carros.
Além das rodadas de negócios, a EXPOMECÂNICA oferecerá atividades práticas, como o PIT STOP, onde oficinas mecânicas farão avaliações gratuitas de carros e motos, focando na segurança e na manutenção preventiva. O evento também incluiu workshops e palestras voltadas para inovações tecnológicas e sustentabilidade no setor automotivo, além de uma exposição diversificada, que incluirá desde veículos antigos até modelos de última geração, como os carros elétricos, ampliando o conhecimento e o interesse dos participantes sobre o futuro da mobilidade.