Produção industrial no Maranhão mantém satisfação em agosto, apesar de queda

Data: 26 de setembro de 2024
Fotos: Comunicação / Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – O volume de produção industrial no Maranhão alcançou 50,6 pontos em agosto de 2024, conforme a Sondagem Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). Houve um recuo de 2,6 pontos em relação ao mês anterior, mas o indicador permanece dentro da zona de satisfação da sondagem pelo quinto mês consecutivo.
O número de empregados no setor industrial apresentou uma queda de 3,3 pontos, atingindo 48,2 pontos, posicionando-se abaixo do grau de satisfação da sondagem. O resultado reflete uma redução no mercado de trabalho em linha com a queda no volume de produção observada no mesmo período.
Já o indicador de evolução dos estoques teve um leve aumento de 0,6 ponto em relação ao mês anterior, sugerindo estabilidade entre produção e demanda, o que indica que as empresas estão ajustando suas operações para evitar excessos ou falta de produtos em estoque, mantendo o indicador acima da zona de satisfação.
A utilização da capacidade instalada nas indústrias maranhenses apresentou uma variação positiva de 1 ponto percentual, atingindo 72% em agosto de 2024. O dado sugere uma gestão estável dos recursos produtivos, mesmo diante das quedas observadas no volume de produção e no número de empregados.
As expectativas para os próximos seis meses mostram uma queda no otimismo em relação ao mercado de trabalho, com o indicador de expectativas para o número de empregados caindo 8,6 pontos, para 47,5 pontos, abaixo do grau de satisfação. A demanda por produtos registrou 51,5 pontos, uma queda de 11,2 pontos, enquanto as compras de matérias-primas atingiram 50,9 pontos após recuar 8,7 pontos. Apesar dos recuos, ambos os indicadores permanecem dentro da zona de satisfação.
A Sondagem Industrial, realizada mensalmente pela FIEMA em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), mede a tendência da atividade industrial e as expectativas dos empresários. A pesquisa oferece uma análise detalhada do desempenho do setor por porte de empresa, regiões geográficas e setores industriais no Maranhão.