“Conversando com o RH” fala sobre os impactos do e-Social em Açailândia

Data: 19 de abril de 2018
Fotos: Divulgação/Cocev

AÇAILÂNDIA – As rotinas administrativas das empresas passaram a sofrer alterações desde a implantação do e-Social, em janeiro deste ano. Com objetivo de esclarecer sobre as principais mudanças, foi realizado o Conversando com o RH sobre “Os impactos do e-Social para os profissionais de RH”, na manhã desta quarta-feira (18), em Açailândia. A iniciativa do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) contou com a presença de gestores, empresários e líderes empresariais.

“O sistema já está em funcionamento e as empresas precisam adequar suas rotinas para atenderem as exigências previstas, adequando o fluxo disciplinado entre os processos, sistemas e pessoas nas organizações. Esse ano será desafiador, por se tratar da implantação, mas o importante é que tanto empresas como profissionais se capacitem, para que as informações dos seus trabalhadores, como admissão, atestado de saúde ocupacional, alteração contratual, entre outros, até o seu desligamento, sejam repassados dentro dos critérios e prazos legais”, destaca a contadora e consultora, Técia Dias.

O e-Social é um projeto do Governo Federal que tem por objetivo estabelecer a forma única com que passarão a ser prestadas as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais. Durante a palestra, foram esclarecidos os objetivos, prazos para prestar as informações, as possíveis multas, além do cronograma de implantação do sistema nas empresas.

Polyana Gama, líder de setor pessoal de uma indústria da cidade, garante que a busca por informações se faz necessária. “De fato, essa novidade é uma revolução na nossa área e, por se tratar de algo novo, sempre temos dúvidas. Essas iniciativas são muito válidas, por permitir que a gente tire as dúvidas, e também possa adquirir conhecimento.”

A gerente do SENAI Açailândia, Edilene Oliveira, garante que essas ações são essenciais para que as empresas se sobressaiam. “Estamos sempre atentos às mudanças e novidades que envolvem as empresas industriais, e proporcionamos esses momentos com temas da atualidade para que haja essa troca de informações, a fim de que as indústrias se fortaleçam e continuem crescendo.”