Presidente da CNI recebe título de cidadão maranhense da Assembleia Legislativa do Maranhão

Data: 10 de maio de 2018
Fotos: Veruska Oliveira/Comunicação/FIEMA

SÃO LUÍS – O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade recebeu na manhã desta quinta-feira (10/05), em sessão solene, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Plenário Nagib Haikel), o Título de Cidadão Maranhense. A honraria foi concedida por autoria do deputado Rogério Cafeteira, que se disse honrado em fazer aquela justa e merecida homenagem a Robson Andrade. “Sinto-me lisonjeado de indicar o homenageado pelos relevantes serviços prestados ao Brasil e ao Maranhão!”

Participaram da mesa de honra da sessão, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto, o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Expedito Rodrigues Júnior, o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez das Neves, o presidente da Federação das Indústrias de Roraima, Rivaldo Fernandes Neves. Prestigiaram a sessão os deputados Marco Aurélio, Fábio Braga e Rogério Cafeteira, o presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique de Almeida Sousa, além de diversos empresários, gestores, diretores da FIEMA, conselheiros do SESI e SENAI, representantes de entidades de classe e colaboradores do Sistema FIEMA e do SEBRAE/MA.

“Recebo este título como uma homenagem e uma manifestação de reconhecimento ao empresariado brasileiro que tenho a honra de representar como presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Tenho plena consciência da responsabilidade que é ser cidadão de um estado que representa a crença e a confiança no presente e no futuro de um Brasil dinâmico e empreendedor. Com o apoio de todos, seguirei adiante na minha missão de trabalhar pela indústria do meu país. O Maranhão conta, a partir de hoje, com um novo cidadão aguerrido e pronto para lutar pelos interesses do estado!”, destacou o presidente da CNI e mais novo cidadão maranhense, Robson Braga de Andrade.

TRAJETÓRIA - Robson Braga de Andrade, é natural da cidade do São João del-Rei, em Minas Gerais. Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Andrade é fundador e presidente da Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda, empresa sediada em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, que produz e exporta produtos e serviços para os segmentos de energia, petróleo, gás, mineração, siderurgia, saneamento, telecomunicações e transportes. Ele tem 69 anos, é casado com Cristiana Parisi de Andrade e pai de 3 filhos, Tatiana, Eugênio e Maria Angélica.

Braga acaba de ser reeleito para mais um mandato como presidente da CNI. Ele é o 12º industrial a ocupar o posto da CNI, que completa 80 anos em 2018.

Anteriormente, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por dois mandatos (2002-2010), período em que foi vice-presidente da CNI. O empresário é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) e do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública (CECAP) do Tribunal de Contas da União (TCU).

Ao enfatizar a importância do compromisso da CNI e da FIEMA com a sociedade maranhense, o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto afirmou que sobram motivos favoráveis para sublinhar a eficiência da CNI/FIEMA no desenvolvimento do Estado. “Essa é a forma que o Legislativo tem de reconhecer o trabalho desenvolvido pelo setor produtivo brasileiro e maranhense”, destacou o deputado.

AGRADECIMENTOS - Ao agradecer o legislativo estadual pela honraria, Robson Braga fez um breve relato da sua vida profissional e falou da sua alegria em poder ajudar no desenvolvimento do Maranhão.

“Recebo este título como uma homenagem e uma manifestação de reconhecimento ao empresariado brasileiro que tenho a honra de representar como presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Tenho plena consciência da responsabilidade que é ser cidadão de um estado que representa a crença e a confiança no presente e no futuro de um Brasil dinâmico e empreendedor. Com o apoio de todos, seguirei adiante na minha missão de trabalhar pela indústria do meu país. O Maranhão conta, a partir de hoje, com um novo cidadão aguerrido e pronto para lutar pelos interesses do estado!”, destacou Robson.

Todas as ações fazem parte da programação alusiva ao mês da Indústria e aos 65 anos do SENAI no Maranhão.

“Uma homenagem justa e merecida para quem além de liderar, presta decisiva atenção às ações empreendidas pela CNI para o SESI, SENAI, IEL e as federações estaduais, para que em todo o país, possam ser prestados mais e melhores benefícios e serviços às indústrias, aos industriários e suas famílias e à sociedade brasileira. A partir deste momento nos permita chamá-lo de conterrâneo. E como todo bom concidadão, seja sempre bem-vindo a sua nova terra adotada”, destacou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Nev