Construção civil atinge nível satisfatório de atividade

Data: 23 de julho de 2018

SÃO LUÍS – A Sondagem da Construção, estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou que a atividade da construção civil atingiu nível satisfatório em maio. Após cinco meses em baixa, o setor alcança 53,1 pontos e, pela primeira vez em 2018, atinge a casa dos 50 pontos.

A construção civil vem se recuperando desde fevereiro, mantendo sucessivos aumentos nos meses subsequentes até o período atual. A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) subiu três pontos em relação ao último mês, assim como o número de empregados, fatores que corroboram o reaquecimento do setor.

O desempenho das empresas de maior porte foi superior em relação às de pequeno (+3,6), porém, tanto as de pequeno porte como as de grande e médio ficaram dentro e acima (respectivamente) do patamar satisfatório de atividade. O maior registro de número de empregados foi nas empresas de médio e grande porte (53,6), já as de pequeno registraram estabilidade (50).

TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO – O panorama para os próximos seis meses é de otimismo. Embora os setores estejam reajustando suas previsões, a intenção de investimentos para o setor apresenta uma tendência de crescimento e o índice que registra a expectativa para novos empreendimentos também vem se elevando. Confirmadas tais tendências, espera-se que o setor apresente desempenhos ainda melhores para o resto do ano.

Em âmbito nacional, a atividade da construção civil apresentou um recuo de 2,5 pontos em relação a abril, segunda queda consecutiva, embora não tenha apresentado variações agudas, se comportando com certa estabilidade de janeiro até o momento. Contudo, permanece 5,6 pontos abaixo do satisfatório.

Participaram da Sondagem da Construção Civil do Maranhão construtoras de edifícios, empresas de serviços e de obras de infraestrutura, de 2 a 16 de junho.