Presidente da FIEMA participa de solenidade de assinatura entre Banco da Amazônia e Governo

Data: 13 de março de 2019
Fotos: Foto/divulgação
Fonte da notícia:Assessoria de Imprensa Banco da Amazônia

SÃO LUÍS – O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves participou ontem (12) no auditório do Palácio dos Leões da solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções do Banco da Amazônia para impulsionar os negócios sustentáveis nos municípios do Estado, que contou também com a presença do presidente da instituição bancária, Valdecir Tose e do Governador Flávio Dino.

De acordo com o presidente do Banco, Valdecir Tose, os recursos que o Banco da Amazônia pretende aplicar no Maranhão em 2019 somam R$ 372,7 milhões.  O protocolo entre o Banco e o Governo tem por objetivo mobilizar e integrar as classes produtoras e demais parceiros institucionais para a aplicação dos recursos de fomento disponíveis, em apoio ao desenvolvimento dos setores produtivos do Maranhão, em bases mais sustentáveis. O trabalho conjunto prevê, ainda, contribuir com a estruturação e o fortalecimento dos aglomerados econômicos, arranjos produtivos locais e as cadeias produtivas do Estado e criar iniciativas que reduzam as desigualdades locais.

Nos últimos cinco anos, o Banco aplicou no Maranhão R$ 964,5 milhões em crédito de fomento, o que torna a Instituição responsável por mais de 20,46% do crédito de fomento aplicado nessa região e conta com 12 agências de atendimento. O Banco tem o saldo da carteira de crédito de R$ 764 milhões com recursos de fomento nos últimos 5 anos na região. O valor das contratações de fomento em 2018 somam R$ 178,3 milhões.

“A parceria é de grande importância por esse recurso somar no desenvolvimento das cadeias produtivas e implementar empreendimentos importantes para o Estado”, destacou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez que estava acompanhado na solenidade do presidente do Conselho Temático de Politica Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da Federação, Luís Fernando Renner e dos vice-presidentes da entidade, Celso Gonçalo e Fábio Nahuz.