Ameaças, oportunidades e melhorias são debatidos no Café com Empresários de Panificação

Data: 17 de abril de 2019
Crédito: Cocev/ Fiema Imperatriz
Fonte da notícia:Cocev/ Fiema Imperatriz

IMPERATRIZ- Empresários do setor de panificação e confeitaria marcaram presença no “I Café com Empresários de Panificação e Confeitaria”, na quinta-feira (11), realizado em Imperatriz.  A iniciativa do Sindicato de Panificação e Confeitaria de Imperatriz e Região (Sinpancimp) e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com o Sebrae, trouxe esclarecimentos sobre melhorias, ameaças, oportunidades e demandas para o setor produtivo.

“Com essa ação queremos fortalecer e dinamizar o segmento de panificação em nossa região. Estamos juntos em busca de melhorias! Essa é uma das saídas para driblarmos as dificuldades que cercam o nosso setor”, destacou o presidente do Sinpancimp, Antonio Alves Barbosa.

Além das soluções disponibilizadas pelo Sistema S nas áreas de consultoria, gestão, produtividade, segurança e saúde do trabalhador, capacitação profissional e empresarial, foi abordada ainda sobre a missão empresarial, em parceria com o Sebrae, para a Fipan 2019, maior feira da América Latina, voltada para o segmento de panificação.

AMEAÇAS E OPORTUNIDADES- As ameaças e oportunidades do setor, também foram abordadas pelo diretor da FIEMA e secretário do sindicato, Joanas Alves, que em sua fala destacou a falta de mão de obra qualificada, a informalidade, entregas delivery e os horários dos supermercados que funcionam até as 22h.

Na oportunidade, Alves falou também sobre o futuro da panificação pautado na produção semi artesanal e congelamento, desperdício na área de produção, o uso das redes sociais como ferramenta de trabalho e a diversificação da oferta do mix de produtos.

INVESTIMENTO TECNOLÓGICO- Na pauta do encontro, foi discutido ainda sobre programa para gestão financeira e estoque de material, que está sendo desenvolvido pelo setor de tecnologia da informação do SENAI, exclusivamente para o setor de panificação, com objetivo de facilitar a gestão de lucros, desperdícios e padronização das receitas, entre outros benefícios.

Presente no evento, a nova empresária do setor, Cássia Galvão, que abriu uma panificadora a cerca de dois meses disse que a oportunidade de participar do encontro somou muito ao seu negócio. “Eu não sou do ramo de alimentação, sou bancária de profissão e aqui encontrei muitas informações relevantes para o sucesso do meu negócio, inclusive de participação no sindicato da categoria”.