Confiança do empresário industrial permanece em queda no Maranhão

Data: 13 de maio de 2019
Crédito: Coordenação de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: COCEV FIEMA
Fonte da notícia:FIEMA

SÃO LUÍS – O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA), pesquisa realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou o terceiro declínio consecutivo em 2019. O índice, que em janeiro deste ano marcou 65,3 pontos, acumulou uma queda de 7,4 pontos nos últimos três meses e encerrou abril com 54,9 pontos. Apesar das sucessivas quedas, o ICEI-MA ainda indica um quadro de confiança, mas os seus sucessivos decréscimos demonstram que ela está pouco disseminada.

A avaliação das condições da economia brasileira, Estado e empresas continuam negativas. O setor da indústria da construção civil fez as avaliações mais pessimistas, comparado à indústria de transformação e extração. Apesar do panorama negativo, as expectativas, no âmbito geral, estão elevadas (64,8). Destaque para a expectativa em relação às empresas, que registrou 65,4 pontos.

O ICEI é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. Empresas da construção civil e indústrias extrativas e de transformação foram pesquisadas no período de 9 a 15 de abril de 2019.