Compliance trabalhista é tema de Diálogo Industrial em Imperatriz

Crédito: Cocev/ Fiema Imperatriz
Fotos: Divulgação/Comunicação FIEMA
Fonte da notícia:Cocev/ Fiema Imperatriz

IMPERATRIZ – Conhecer os benefícios do Compliance quanto ao cumprimento das normas trabalhistas e da segurança e saúde no trabalho foi o objetivo do Diálogo Industrial realizado na última quinta-feira, (08), no auditório do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI em Imperatriz. A iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), promoveu uma reflexão sobre a necessidade de inovar e criar mecanismos preventivos de redução de conflitos, riscos e passivos trabalhistas.

Participaram do evento, o superintendente interino da FIEMA e superintendente regional do SESI, Diogo Lima, o presidente do Sindicato das Indústrias de Madeiras e Móveis de Imperatriz e Região (Sindimir), Manoel Messias, a presidente do Sindicato das Indústrias de Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de Imperatriz (Simetal), Nayhara Miranda, o diretor da FIEMA, Raimundo Sarmento e o gerente do SENAI – CEPT Imperatriz, Juarês Sanches. Segundo Lima, a discussão do tema é relevante para tornar as empresas mais preparadas e competitivas. “Esta ação conduz a um processo de conhecimento imenso para toda classe empresarial. Entender o Compliance Trabalhista é evitar ameaças e eventuais custos, no que diz respeito a passivos trabalhistas. Adotar esta ferramenta estratégica é tornar-se mais competitivo no mercado. Assim, toda empresa, independentemente do seu porte e área de atuação, tem que cumprir obrigações e leis, sob o aspecto jurídico”, reiterou.

A palestra foi conduzida pela consultora da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Celeste Barroso, e reuniu aproximadamente 35 participantes. Através do diálogo, foi realizada uma análise reflexiva sobre o tema e sua importância, visando prevenir conflitos e atender às exigências do eSocial nas áreas trabalhista e da segurança e saúde no trabalho. “O Compliance é ferramenta de gestão empresarial estratégica que visa prevenir, identificar e agir corretivamente na ocorrência de não conformidades de atos e condutas com leis, regulamentos, normas, procedimentos externos e internos geradores de riscos e/ou perdas”, assegurou Barroso.

O presidente do Sindimir, Manoel Messias, foi um dos participantes e considerou o evento como uma oportunidade de manter-se atualizado. “A palestra foi muito proveitosa e mostrou a realidade do mercado atual das indústrias, a velocidade das mudanças e a importância de estar atualizado para que possamos crescer em qualidade. É interessante desenvolvermos programas de integridade dentro de nossos empreendimentos e entender que propostas como essas só agregam valor e eficiência à indústria em geral”, concluiu.

Diálogo Industrial O objetivo dos Diálogos Industriais é promover o debate sobre as dificuldades enfrentadas pelas indústrias e sobre as possibilidades de atuação empresarial coletiva com vistas a mitigar problemas relacionados aos fatores-chave do Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022. É uma ação oferecida pelo Programa de Desenvolvimento Associativo da CNI e pelas Federações de Indústria, em parceria com o SEBRAE Nacional.