Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão apresenta balanço de 20 anos em reunião do Conselho Gestor

Data: 11 de dezembro de 2019
Crédito: Coordenação de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Nestor Bezerra - COCEV FIEMA
Fonte da notícia:FIEMA

SÃO LUÍS – Os executivos das empresas mantenedoras e apoiadoras do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão – PDF, participaram na quinta (5/12) da última reunião do Conselho Gestor do programa em 2019, no Salão de Eventos da Casa da Indústria. O encontro teve o objetivo de apresentar ao Conselho Gestor o que foi realizado pelo PDF ao longo dos 20 anos do programa, comemorados este ano, os principais resultados alcançados e as ações consolidadas.

Gerenciado pela FIEMA em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (SEINC), o programa é mantido por cinco grandes empresas industriais: Alumar, Eneva, Equatorial Maranhão, Solar Coca-Cola e Vale. O programa conta também com as seguintes empresas apoiadoras: Ambev, Breda Artefatos de Concreto, Centro Elétrico, Cimento Bravo, Comar – Consórcio Maranhão, Dínamo Engenharia, Eco Clinic, Emap – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Gusa Nordeste, Intrading Global, KW do Brasil, Maranhão Indústria de Couros, Megamix, Mineração Aurizona, Montisol, Omega Service, Maranhão Colchões – SoftFlex e Topázio Indústria de Móveis. O programa tem foco no desenvolvimento de fornecedores locais, gerando oportunidades de negócios e qualificando empresas maranhenses, para torná-las mais competitivas.

O superintendente da FIEMA, Diogo Lima, ressaltou que gerir o PDF é uma grande satisfação para a entidade. “É um programa que tem promovido o desenvolvimento contínuo das empresas maranhenses. O PDF não deixa de ser uma política empresarial e industrial redistributiva, porque empresas de todos os portes desenvolvem essa política industrial para quem está começando seus negócios. A junção das mantenedoras com as empresas apoiadoras demonstra a relevância do PDF. São 20 anos de trabalho e de dedicação. Destaco aqui a atuação dos presidentes do Conselho Gestor, que contribuíram para a evolução do PDF ao longo do tempo”, comentou Lima destacando que o programa terá uma nova sede, em breve, na Casa da Indústria.

A empresária e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, de Mecânica e de Material Elétrico de Imperatriz (Sindimetal), Nayhara Miranda Vasconcelos, destacou que o PDF foi inovador para a sua vida pessoal, associativista e empresarial. “O PDF me permitiu chegar à ISO 9001, sendo a 1ª siderúrgica do Maranhão a ter essa certificação”, comemorou a empresária.

BILHÕES EM NEGÓCIOS - A reunião foi aberta pela presidente do Conselho Gestor do PDF, a gerente de Relações institucionais da Vale, Giselly Pinto, que falou do privilégio de comemorar os 20 anos do programa. “Esta noite se resume em orgulho e responsabilidade. O PDF já chegou no futuro. Temos um portal com três mil fornecedores locais e é um gerador de negócios. O nosso programa participa da Expo Indústria. Temos mais de 200 empresas certificadas no Procem. Responsabilidade por representar a Vale que está desde o ano 1. O nosso objetivo é promover o desenvolvimento do Estado”, frisou.

Na ocasião da reunião, foram apresentadas pelo coordenador do Programa, Carlos Jorge Taborda Macedo, alguns resultados que marcaram a trajetória dos 20 anos do PDF, como a expressiva marca de mais de 2.800 fornecedores cadastrados, uma expectativa de geração de negócios com empresas maranhenses superior a R$ 30 bilhões e mais de 50 encontros de negócios realizados. “Esses são alguns números expressivos do trabalho do PDF que sempre teve a missão de gerar oportunidades de negócios, por meio da conexão das empresas compradoras com os fornecedores maranhenses e da capacitação das empresas locais”, destacou Taborda.

Simplício Araújo, secretário estadual da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (SEINC) avaliou a parceria com a FIEMA e o PDF como positiva. “O PDF é um programa consolidado, que está se potencializando ainda mais. Com a força do programa, que já tem a aprovação da sociedade empresarial do Maranhão, acredito que ele cumpre um importante papel, de contribuir com a capacitação das empresas atendendo as demandas de mercado”, disse.

NOVIDADE PARA 2020 – O Procem – Programa de Certificação de Empresas, principal ferramenta de qualificação e certificação do PDF, passará a ser trabalhado por área de gestão, objetivando atender melhor às necessidades de capacitação dos fornecedores locais. As empresas interessadas em participar poderão se capacitar em uma ou mais das cinco principais áreas da gestão: Qualidade; Segurança e Saúde Ocupacional; Meio Ambiente; Gestão Financeira; e Responsabilidade Social. As que atenderem os requisitos exigidos no processo vão obter a certificação, com validade de dois anos. Além do Procem, uma outra iniciativa do PDF já lançada é o novo portal de fornecedores onde o cadastro é gratuito e serve como vitrine para as empresas maranhenses.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas nos sites www.pdfmaranhao.com.br e www.fiema.org.br.