Estudos de Inteligência Comercial



Estudos de Inteligência Comercial

Estudos de Inteligência Comercial

O Centro Internacional de Negócios – CIN da FIEMA oferece um portfólio de soluções de inteligência comercial voltadas para contribuir com o processo de internacionalização das indústrias maranhenses. São seis estudos aprofundados de perfis de mercado utilizando bases de dados e sistemas de informação específicos de comércio internacional.

Dessa forma, essas informações auxiliam o demandante, pequeno e médio empresário, na tomada de decisão sobre a internacionalização do seu negócio. Além disso, os serviços de inteligência comercial abrangem também a formação de preço e a identificação de potenciais clientes no exterior.

Estudo 1: Encontre Potenciais Mercados no Exterior
Este estudo busca a análise comparativa dos mercados identificados com o país de origem, no caso o Brasil, de modo a identificar os cinco principais mercados potenciais no mundo. Este serviço contempla o estudo de desempenho econômico de mercados estrangeiros para o produto ou setor, contemplando análise de dados macroeconômicos, balança comercial e fluxo de comércio.
Público-alvo: empresários, industriais ou sindicatos de setores que ainda não possuem experiência no processo de internacionalização e que buscam informações de potenciais mercados mundiais.

Estudo 2: Analise o Mercado Alvo
Consiste em um estudo aprofundado de um determinado país, com dados econômicos, sociais, culturais e de comércio exterior, bem como informações das barreiras tarifárias e não-tarifárias. Esse serviço tem como foco levantar informações relevantes para que o empresário entenda a cultura e a economia de um país de interesse. Além disso, este serviço permite uma análise comparativa entre o país-alvo definido e o país de origem, no caso o Brasil.
Público-alvo: empresários, industriais ou sindicatos de setores que ainda não possuem experiência no processo de internacionalização e que buscam informações de potenciais mercados mundiais ou que já possuem experiência e que desejam iniciar um novo processo, para produto de sua carteira, em um determinado mercado-alvo.

Estudo 3: Avalie a Competitividade Brasileira e a Concorrência no Mercado-Alvo
Consiste em uma análise aprofundada do mercado alvo, apresentando os principais parceiros comerciais, o preço médio praticado e as principais barreiras tarifárias e não-tarifárias dos concorrentes do Brasil no fornecimento do produto analisado para o mercado-alvo, ou seja, serão comparadas as condições de competitividade dos dois maiores países fornecedores do produto para o mercado-alvo com o Brasil. Além disso, o estudo contempla o levantamento de informações sobre segmentação do consumidor, indicadores demográficos, hábitos de consumo e questões culturais da região. Por fim, o estudo apresenta informações sociais e as formas de realizar negócios, bem como a estrutura para comercialização do produto e as principais facilidades logísticas.
Público-alvo: empresários industriais ou sindicatos de setores que já possuem experiência no processo de internacionalização e que desejam iniciar um novo processo, para produto de sua carteira ou mesmo ajustar os preços de produtos já ofertados no exterior.

Estudo 4: Formule seus Preços para o Mercado Global
Consiste em uma orientação ao empresário sobre como formar preço do seu produto para o mercado externo. Esse serviço abrange o levantamento de questões fiscais relacionadas ao produto, incluindo a Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM a oito dígitos e informações de preços praticados no mercado interno. Além disso, este estudo contempla a entrega de um tutorial ao empresário com informações sobre como utilizar a Ferramenta Formule seus Preços da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios.
Público-alvo: empresários industriais ou sindicatos de setores que já possuem experiência no processo de internacionalização e que desejam iniciar um novo processo, para produto de sua carteira ou mesmo ajustar os preços de produtos já ofertados no exterior.

Estudo 5: Identifique Clientes no Exterior
Contempla um estudo para identificação de potenciais clientes do produto a ser exportado, além de informações sobre aspectos gerais da cultura do país e modelos de negociação. Neste estudo são consultadas fontes de informações no país-alvo, diretórios especializados e redes de contatos para validação da lista de potenciais clientes no exterior.
Público-alvo: empresários e industriais com conhecimento para atuar no processo de comércio exterior e que desejam criar ou aumentar sua carteira de clientes para o produto.

Estudo 6: Conheça o Intercâmbio Comercial do seu Produto no Mercado-Alvo
Consiste em uma avaliação da relação bilateral do Brasil com um país no exterior, a relevância da participação de um produto neste mercado, além de uma introdução ao estudo Analise o Mercado-alvo e Avalie a Concorrência e Competitividade no Mercado-alvo.
Público-alvo: empresários, industriais ou sindicatos de setores com ou sem experiência no processo de internacionalização.

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Oportunidades para a indústria 4.0

Oportunidades para a indústria 4.0

Edição: 2017
Produção: CNI

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