Free cookie consent management tool by TermsFeed

Compliance



compliance

É com grande satisfação que comunicamos ao nosso público, interno e externo, que possuímos um Programa de Integridade e Compliance, que corresponde a um conjunto de práticas e comportamentos objetivando manter a organização aderente às leis, normas e procedimentos, por meio de uma conduta ética em todas as nossas esferas de atuação.

Para o Sistema FIEMA estar em compliance significa cumprir leis e regulamentações relacionados aos nossos negócios de modo a fortalecer a nossa integridade.

Por estes motivos, o Programa de Compliance irá:
• Contribuir para o fortalecimento da identidade corporativa, bem como para a disseminação dos Valores, das Crenças de Gestão e do Código de Ética e Conduta;
• Identificar os riscos, cumprir as leis e os regulamentos, incluindo legislação e políticas anticorrupção vigentes;
• Atuar preventivamente para evitar perdas e fraudes. É esperado que as nossas lideranças incentivem suas equipes a estarem sempre em conformidade e agir segundo os padrões éticos de conduta da nossa organização e demais institutos legais.

Neste processo, apoiaremos os colaboradores na gestão da conformidade, reforçando processos e políticas, desenvolvendo treinamentos, fortalecendo os canais de comunicação, com o objetivo de dar visibilidade à situação da conformidade da organização.

compliance

Edilson Baldez das neves
Presidente da FIEMA
Diretor Regional do SESI
Presidente do Conselho Regional do SENAI
Diretor Presidente do IEL




O que é o Programa de Integridade e Compliance?

O Sistema FIEMA implantou o Programa de Integridade e Compliance, com objetivo de constante aprimoramento da governança e das práticas de controle nas ações. Com isso, novas diretrizes foram criadas com objetivo de colaborar para uma boa organização interna, padronizando requisitos para que as suas entidades possam estar em conformidade com todas as normas previstas.

Uma relevante iniciativa institucional, com foco no aprimoramento contínuo dos seus processos, balizados no tripé ética, transparência e integridade, sem prejuízo da agilidade, eficiência e eficácia dos negócios das entidades.

O Programa contempla procedimentos internos de controle, gestão de riscos, integridade, transparência e ouvidoria, em prol do fortalecimento da governança corporativa. Para o Sistema FIEMA, “estar em compliance” significa cumprir leis e regulamentações relacionadas aos nossos negócios de modo a fortalecer a nossa integridade.

Foram empreendidos esforços para estruturar e desenvolver o Programa de Integridade e Compliance no Sistema FIEMA, nas melhores práticas do mundo corporativo. Para gerenciar essas ações, o Sistema FIEMA estruturou o Escritório de Compliance que, dentre as atividades pertinentes, tem: garantir que o Programa seja de conhecimento de todas as entidades do Sistema e dar suporte para que as áreas atuem conforme leis e regulamentos

O Programa de Integridade e Compliance do Sistema FIEMA está estruturado no desenvolvimento de oito pilares, todos eles imprescindíveis para o alcance dos objetivos propostos, são eles:

comprometimento e apoio da alta direção invertigações internas canais de manifestações educação para integridade e comunicação monitoramento controle interno gestão de risco código de conduta politicas e procedimentos

O Comprometimento e apoio da Alta Direção é a condição indispensável para criação e funcionamento de um Programa de Integridade e Compliance, que busca promover uma cultura ética e uma conduta de respeito aos valores e a legislação.
A Alta Direção é composta pelo Conselho, Diretores e/ou Superintendentes. O Conselho é responsável por aprovar o Programa de Integridade e Compliance e o Código de Conduta Ética.
Os Diretores e/ou Superintendentes assumem o compromisso com a difusão da cultura de integridade, alocando recursos adequados e apropriados para estabelecer, desenvolver, implementar, avaliar, manter e melhorar o Programa de Integridade e Compliance.

O processo de averiguação ou investigação das denúncias tem a finalidade de confirmar a procedência e a apuração dos responsáveis. O Comitê de Ética é responsável por solicitar a instauração de uma equipe de investigação conforme estabelecido em normativos internos específicos.

São mecanismos para o recebimento de denúncias, que possibilitam o conhecimento de irregularidades e violações dos padrões de ética e conduta instituídos pelas Entidades do Sistema FIEMA.
A Ouvidoria do Sistema FIEMA é responsável por gerir os canais disponibilizados, deixando-os acessíveis a todas as partes interessadas para reportar possíveis infrações ao Código de Conduta Ética, normativos internos e legislações aplicáveis.
Neste processo, é garantido ao denunciante confidencialidade, preservação das informações e a proibição de retaliação, de qualquer forma.

Pilar responsável pela conscientização dos colaboradores e parceiros de negócio sobre o conteúdo do Programa de Integridade e Compliance, sendo uma ferramenta poderosa para se desenvolver e consolidar uma cultura ética e integra.

O monitoramento tem a finalidade de avaliar se os pilares do Programa de Integridade e Compliance estão funcionando de acordo com planejado e se os riscos estão sendo mitigados. O Escritório de Compliance, é responsável por realizar o monitoramento periódico da eficácia e eficiência do Programa, apresentando tais resultados em Relatório periódicos para a Alta Direção e Reuniões de Análises Críticas – RAC’S. Com o monitoramento, busca-se o aprimoramento contínuo observando as melhores práticas para o alcance dos objetivos do Programa de Integridade e Compliance

São mecanismos utilizados para mitigar o impacto e probabilidade dos riscos nos negócios e processos, e ainda garantir, de modo preventivo, que as obrigações de Compliance sejam cumpridas e o não atendimento seja identificado e corrigido, protegendo a imagem das Entidades do Sistema FIEMA, bem como salvaguardar a conformidade com a legislação e a regulamentação em vigor.

Riscos são eventos que tem a possibilidade de ocorrer e causar impactos negativos na realização dos objetivos. A gestão de riscos é um dos pilares mais importantes que compõem o Programa de Integridade e Compliance do Sistema FIEMA. Ela deve prevenir ou diminuir impactos indesejáveis no alcance dos resultados dos negócios e do programa, tendo como objetivos identificar:
1) atividades e áreas que estão expostas a riscos;
2) a probabilidade de ocorrência de cada risco;
3) o impacto de cada ocorrência.

é um documento que consolida os valores da empresa e define as diretrizes éticas que se espera dos colaboradores e parceiros. Ele é o principal documento que rege a integridade, uma vez que refleti os valores e a cultura organizacional, todas as outras políticas e procedimentos são baseados nele.

BENEFÍCIOS DE UM PROGRAMA DE COMPLIANCE



O Programa de Integridade e Compliance é importante para que possamos ter um ambiente saudável, baseado numa cultura de respeito, ética e integridade, que promove resultados benéficos para a instituição, o governo e a sociedade. Ou seja, um programa de compliance bem constituído - apoiado em mecanismos de controle interno eficazes e alinhado com as melhores práticas de govern ança corporativa - pode trazer uma série de benefícios para a instituição. Veja alguns deles:



beneficios

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste