Sistema FIEMA implementa Programa de Integridade e Compliance

Crédito: Coordenação de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: COCEV FIEMA
Fonte da notícia: FIEMA

**SÃO LUÍS** - Atualmente os setores econômicos (empresas e instituições) que já têm políticas de compliance em funcionamento são bem vistas, valorizadas e reconhecidas no mercado, ou seja, já contam com um importante diferencial competitivo. E, é por mais esse diferencial, que o Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) vem implementando o Programa de Integridade e Compliance, que corresponde a um conjunto de práticas e comportamentos objetivando manter a organização aderente às leis, normas e procedimentos, por meio de uma conduta ética em todas as nossas esferas de atuação. O Programa de Compliance irá contribuir para o fortalecimento da identidade corporativa, bem como para a disseminação dos Valores, das Crenças de Gestão e do Código de Ética e Conduta; identificar os riscos, cumprir as leis e os regulamentos, incluindo legislação e políticas anticorrupção vigentes e atuar preventivamente para evitar perdas e fraudes. “É esperado que as nossas lideranças incentivem suas equipes a estarem sempre em conformidade e agir segundo os padrões éticos de conduta da nossa organização e demais institutos legais. Neste processo, apoiaremos os colaboradores na gestão da conformidade, reforçando processos e políticas, desenvolvendo treinamentos, fortalecendo os canais de comunicação, com o objetivo de dar visibilidade à situação da conformidade da organização”, ressalta o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves. O Programa de Integridade do Sistema FIEMA tem como principal finalidade consolidar, proporcionar e incentivar o compartilhamento de valores que conduzem às condutas éticas, íntegras e transparentes em todas as ações e relações institucionais. A partir da adoção de uma série de iniciativas, dentre as quais se destaca o Programa de Integridade, a FIEMA assume e publica seu compromisso de combater possíveis ocorrências de corrupção e violações aos padrões éticos corporativos, além de impedir ou reduzir casos de desvios e fraudes. Para isso, o Programa estimula a participação ativa de colaboradores, estudantes, clientes, fornecedores e parceiros. Na prática, todos os envolvidos contam com mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à comunicação de irregularidades. Com a aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes, torna-se possível detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra o interesse público, o interesse da indústria ou do Sistema FIEMA. O Sistema FIEMA já adota, pratica e está inserido na Governança Corporativa, que tem como principal alicerce a Conformidade ou “Compliance”, além de justiça, equidade, transparência e prestação de contas. A fim de consolidar ainda mais, aprimorar e formalizar todas as suas práticas e vivências de Conformidade, foi criado esse Programa de Integridade. “Esse instrumento visa garantir uma atuação ética, justa, transparente e íntegra: é nosso compromisso no combate à corrupção. Adotar um Programa de Integridade fortalece e agrega valor à empresa; possibilita um maior conhecimento do negócio e do mercado; possibilita uma tomada de decisões com maior segurança por parte da Alta Administração; previne e mitiga riscos e danos; configura um diferencial competitivo no mercado empresarial; imprime segurança e credibilidade às negociações; constitui atrativo para investimentos e parcerias; gera ganho de imagem e evita perda de reputação; contribui para a retenção e atração de talentos; e atenua a aplicação de penalidades em caso de violação à legislação vigente, incluindo a Lei Anticorrupção”, finaliza o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.