Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEMA conhece trabalho do Instituto Lixo Zero

Data: 10 de dezembro de 2021
Crédito: Coordenação de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: COCEV FIEMA
Fonte da notícia: FIEMA

SÃO LUÍS A política pública para gestão de resíduos sólidos do Maranhão foi tema da reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEMA, comandada pela vice-presidente Leonor de Carvalho, nesta quinta-feira, 9, na Casa da Indústria. O assunto foi abordado em uma apresentação, pela embaixadora do Instituto Lixo Zero, Raíssa Amorim, que também é coordenadora do Programa São Luís Lixo Zero e consultora em cidades Lixo Zero e gestão de resíduos sólidos urbanos.

Raíssa falou sobre as experiências do Instituto em São Luís, que é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no país. “Estamos iniciando um trabalho de educação ambiental. Já instituímos a semana do Lixo Zero, por meio de uma lei municipal. Fazemos um trabalho de parceria onde somos o elo entre o poder público e a sociedade civil organizada. É um trabalho árduo, mas que estamos tendo bons resultados e ficamos felizes de participar de uma reunião do Conselho de Meio Ambiente da FIEMA para apresentar nossos trabalhos e estreitar laços”, ressaltou Raíssa.

Logo depois da apresentação do Instituto Lixo Zero, os representantes da ONG de São Paulo, Eureciclo, falaram sobre o trabalho de certificação da logística reversa de embalagens pós-consumo de empresas de todo o Brasil, por meio de uma plataforma de tecnologia que rastreia os dados da cadeia de reciclagem e confere consistência e escalabilidade ao processo, fornecendo para a indústria certificados de reciclagem robustos e transparentes.

Para isso, utiliza o modelo de compensação ambiental, que consiste em garantir que uma massa de resíduos equivalente as embalagens que uma empresa coloca no mercado foi destinada à reciclagem, em parceria com as recicladoras e catadores.

“O Conselho Temático de Meio Ambiente atua no aperfeiçoamento da legislação ambiental, estimula práticas de conservação e uso eficiente dos recursos naturais e fórmula diretrizes e estratégias para subsidiar o processo decisório e o posicionamento da FIEMA na agenda de meio ambiente”, destacou a vice-presidente Leonor de Carvalho.

A reunião contou com a participação de Cariene Castanharo, Victoria Rocha Castro e Pedro Marcelletti da Cruz Ribeiro, da Eureciclo, do vice-presidente da ACM para Assuntos de Meio Ambiente e Recursos Naturais e consultor da FIEMA, Antônio Fernandes Cavalcante Junior, da secretária municipal de Meio Ambiente de São Luís, Karla Lima, do presidente da Agência Executiva Metropolitana do Estado do Maranhão, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, de Ribamar Carvalho (IMESC), de Fabiana Brito (UEMA), de Clay Anne Costa e Débora Rodrigues (TUP Porto São Luís), de Antonio Freitas (Fecomércio), de Rômulo Poderoso (IFMA), de Antônio Alves Dias Neto (UFMA), além de empresários maranhenses dos mais diversos setores.