FIEMA destaca oportunidade de fomento para o setor coureiro

Data: 30 de dezembro de 2021
Crédito: Coordenação de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fonte da notícia: Governo do MA

SÃO LUÍS – A fim de articular com a iniciativa privada, mas também com o poder público, em torno de ações de interesse da indústria, mobilizando os setores produtivos locais, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) destaca oportunidade de apoio à pesquisa na área da indústria do couro no Maranhão. O edital N° 25/2021 - Cadeia Produtiva do Couro, que visa apoiar projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica e de inovação relacionados à cadeia produtiva do couro, foi prorrogado, e as inscrições vão até o dia 28 de janeiro de 2022. Para participar, os projetos devem ser desenvolvidos em instituições de ensino superior e/ou pesquisa, sediadas no Maranhão, junto aos pecuaristas familiares e empreendedores.

De acordo com os dados do edital, o Maranhão é um dos estados mais promissores no ramo coureiro, sendo o 13º maior exportador do país e o 4º maior do Norte/Nordeste. No entanto, não há curtume de couro acabado no Estado. Apenas é comercializada matéria-prima, couro wet blue semi acabado, para o mercado nacional e internacional. A atividade caracteriza-se pelo uso de mão de obra intensiva, pela predominância de empresas de médio porte e por um nível relativamente baixo de inovação tecnológica.

“Ações de apoio à cadeia produtiva do couro e seus derivados, que contribuam para o desenvolvimento desse setor, podem mudar a realidade das empresas de pequeno e médio porte que atuam no ramo”, frisou o superintendente da FIEMA, César Miranda, reforçando a atuação do Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros e Peles no Estado do Maranhão (Sindicouros), vinculado à Federação, como suporte às empresas industriais do ramo coureiro.

Contribuir para a produção de dados científicos sobre a situação da cadeia produtiva do couro no Maranhão, estimular pesquisas aplicáveis à dinamização da cadeia produtiva e incentivar a tecnologia e inovação voltadas à produção são alguns dos objetivos do edital.

Os projetos a serem desenvolvidos deverão seguir um dos eixos temáticos indicados, entre eles, qualidade das peles bovinas, ovinas e caprinas; qualidade dos couros (pele curtida) - ensaios químicos e físicos-mecânicos; cluster de produção de couros, calçados, vestuário e moveleiro; curtimento de peles de peixes e industrialização do couro; materiais e processos na cadeia produtiva do couro;  e desenvolvimento  de  materiais  e  tecnologia  para  aplicação  na  cadeia  produtiva  do couro. O valor das propostas por faixa é de até R$ 35 mil para doutores e até R$ 20 mil para mestres, sendo o prazo de execução dos projetos de até 24 meses.

“O Sistema FIEMA, por meio do SESI, SENAI, e IEL e da própria Federação tem participação importante neste segmento coureiro. Ao longo dos anos, capacitamos os trabalhadores com tecnologia e inovação, proporcionando o deslocamento de unidades móveis até as áreas de maior produção, além do treinamento e o aperfeiçoamento nas tecnologias de tratamento e beneficiamento do couro para transformação em bens de consumo”, lembrou o superintendente.

O edital é uma iniciativa do Governo  do  Estado  do  Maranhão,  por  intermédio  da  Secretaria  de  Estado  da  Ciência, Tecnologia   e   Inovação   (SECTI)   e   da   Fundação   de   Amparo   à   Pesquisa   e   ao Desenvolvimento  Científico  e  Tecnológico  do Maranhão  (FAPEMA),  com  o  objetivo  de promover  o  desenvolvimento  socioeconômico,  o  empreendedorismo  social  e  a  diminuição dos  impactos  da  tecnologia  no  meio  ambiente,  no  âmbito  da  linha  de  ação “Mais Inovação”.