Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Presidente da FIEMA representa empresariado na abertura do TransformAgora


Data: 18 de fevereiro de 2022
Crédito: Coordenação de Comunicação e Eventos - COCEV
Fotos: Coordenação de Comunicação e Eventos - COCEV
Fonte da notícia: Coordenação de Comunicação e Eventos - COCEV

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, participou nesta sexta-feira, 18, em São Luís, da abertura da terceira etapa do TransformAgora, inciativa do Sebrae e dos parceiros Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), Controladoria Geral da União (CGU) e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc). Com a temática Ética e Integridade no meio empresarial, o TransformAgora trabalha para o estabelecimento de um ambiente de negócios salutar, sem  corrupção, em prol da competitividade das empresas maranhenses, incentivando a implantação de controles internos, a transparência nos processos e reforçando a importância do compliance. 

 

Representando o empresariado maranhense, Edilson Baldez, frisou a importância da mudança de cultura nas empresas para sustentabilidade dos negócios. “Todas as grandes empresas, hoje, do Brasil e no mundo, já têm seu código de ética, já tem seu compromisso de retidão, de honestidade, de comportamento. Por isso o Sebrae está trazendo esse assunto para ser discutido e trabalhado com as micro e pequenas empresas, que não podem ficar de fora desse momento. Tanto o Sebrae como a FIEMA já têm seu código de ética, já tem o seu compliance, que reúne toda essa orientação, todos esses normativos, que devemos seguir para diminuir a corrupção, diminuir as dificuldades de relacionamento com o poder público, e mesmo entre a iniciativa privada”, destacou. 

 

A proposta do TransformAgora 2022 é promover momentos de diálogos com empresas e instituições, abordando as temáticas do empreendedorismo, integridade, compras públicas e setores produtivos. “Estamos divulgando essas informações, no sentido de que cada vez mais, tenhamos ambientes favoráveis, e que nosso pequeno empreendedor, seguindo as normas, os municípios comprem desses pequenos, e as grandes e médias empresas tenham empresas salutares para poderem inserir no seu processo produtivo. No final, todos ganham, porque há geração de emprego, geração de renda, localmente, e isso favorece para uma melhor qualidade de vida para os maranhenses”, disse o diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal de Barros Filho. 

 

Em sua fala, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, reforçou que todos os parceiros do projeto trabalham para construir, no Maranhão, um ambiente de negócios com ética nas compras públicas, com utilização de pregão eletrônico e com adoção de medidas de transparência de gestão. “A adoção de mecanismos de compliance e de programas de integridade são, hoje, uma exigência do mercado sendo especialmente um requisito para ingressar na cadeia produtiva das médias e grandes empresas; bem como a legislação nacional tem evoluído a passos largos, na exigência de que empresas que contratam com o poder público o implementem.” 

 

Participaram da mesa de discussão, além do presidente da FIEMA e do chefe do Ministério Público, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho, a superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU) no Maranhão, Leylane da Silva, o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Sérgio Sombra, o secretário-geral de Fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo e o vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo. 

 

“As rodadas de debates oportunizadas pelo Sebrae por meio do TransformAgora têm fundamental importância no processo de desenvolvimento de políticas públicas assertivas para o setor produtivo, em especial, para os pequenos negócios. Mais uma vez, agradecemos à entidade por colocar em pauta temáticas importantes para o empreendedorismo como ética e integridade no meio empresarial”, reforçou o secretário da Seinc, Sérgio Sombra. 

 

Este é o terceiro evento do TransformAgora acompanhado pelo presidente da FIEMA, que também esteve na apresentação da terceira etapa do projeto nas cidades maranhenses de Balsas e Pinheiro. “O Sebrae é um grande parceiro e vamos sempre unir forças em prol do fortalecimento da atividade econômica e do processo produtivo do Maranhão”, disse o presidente Edilson Baldez. 

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste