Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Canteiro Escola ganha patrocínio da Alumar/Alcoa Brasil 


Data: 23 de fevereiro de 2022
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: COCEV-FIEMA
Fonte da notícia: FIEMA

SÃO LUÍS – Os representantes do projeto Canteiro Escola, iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Sistema FIEMA, via Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA) e Sebrae-MA, assinaram na última terça-feira, 22, termo de parceria com Alcoa Brasil/Alumar, que inclui o grupo multinacional como patrocinador do projeto. O Canteiro Escola tem o objetivo de capacitar mão-de-obra para a construção civil, visando a conservação dos bens culturais protegidos por lei, como a fachada do Mercado das Tulhas, primeira obra realizada pelo projeto.  

 

O documento foi assinado pelo presidente da Alcoa Brasil, Otávio Carvalheira, o diretor do Consórcio Alumar, Helder Teixeira, a presidente da Fumph, Kátia Bogéa, o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz e o vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo. Na ocasião, também estiverem presentes o superintendente da FIEMA, César Miranda, a gerente de Relações Institucionais da Alumar, Dulce Soares, o supervisor de Sustentabilidade da Alumar, Flávio Lima, além do vice-presidente executivo da FIEMA, Benedito Mendes.  

 

O presidente da Alcoa Brasil, Otávio Carvalheira, agradeceu a oportunidade de participar do projeto e destacou a importância de preservar o Centro Histórico de São Luís. “Essa parceria público-privada tem um potencial de transformar toda essa riqueza que a gente vê aqui, combinando dois potenciais: as pessoas, que são os ludovicenses, e o sítio histórico, que por si só, já demonstra sua força.”    

 

O diretor da Alumar, Helder Teixeira, parabenizou a iniciativa das instituições parceiras do projeto de restauração dos prédios históricos de São Luís. “É um prazer participarmos desta parceria. Nós adotamos um casarão, também no Centro Histórico, e estamos nesse projeto de significante relevância, porque está resgatando a cidadania, formando pessoas que poderão ser destacadas para outros projetos e nossa intenção é de continuar cooperando e dando suporte nas novas etapas”, ressaltou.  

 

CANTEIRO RECUPERANDO A HISTÓRIA O projeto é um dos instrumentos aplicados no âmbito do Programa de Reabilitação do Centro Histórico de São Luís e tem como um de seus pilares a formação de mão-de-obra para a construção civil, visando a conservação dos bens culturais protegidos por lei.  

 

“Estamos, hoje, com essa visita da diretoria da Alumar e consideramos muito importante essa parceria. Quanto mais empresas estiverem engajadas nesse projeto, que é fruto de união de forças e importante para a cidade de São Luís, melhor será para a geração de renda e qualificação das pessoas”, enfatizou o presidente do Sinduscon-MA e vice-presidente executivo da FIEMA, Fábio Nahuz.  

 

O vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo, frisou a função social do Canteiro Escola, além da preservação da cidade. “Além de ensinar e qualificar a mão de obra local, este projeto é de inclusão social, por promover a inserção de diversos jovens no mercado de trabalho”, destacou.  

 

“São Luís é uma das poucas cidades do mundo que tem título de patrimônio mundial. Nós temos uma responsabilidade muito grande de cuidar desse Centro Histórico, que tem mais de 4 mil imóveis. A preservação só se faz com a ajuda de todos. Esse programa Canteiro Escola é muito bem pensando, porque é uma parceria do poder público da Prefeitura de São Luís com o Sistema FIEMA e as empresas parceiras, que têm responsabilidade social e estão apostando num programa de formação de mão de obra especializada para proteção desse patrimônio, que ao receber uma capacitação de 400h pelo SENAI, está apta para esse trabalho”, destacou a presidente da Fumph, Kátia Bogéa.  

 

Vale ressaltar que o projeto capacitou, nesta primeira turma, 36 alunos nos cursos de Pedreiro de Revestimento e Pintor de Obras Imobiliárias, com carga horária de 400h e bolsa auxílio no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), além de alimentação, transporte e fardamento.  

 

A partir de agora, o Consórcio Alumar, que é uma das mantenedoras do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF Maranhão), da FIEMA, e passa a ser mais uma parceira do Canteiro Escola, iniciativa que vai contribuir com a formação de profissionais nessa missão de preservar memórias do passado para uma geração futura.  

 

O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais. 

 

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste