Baldez saúda novos investimentos em artigo

Data: 7 de março de 2022
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos Sistema FIEMA
Fotos: COCEV FIEMA
Fonte da notícia: FIEMA

SÃO LUÍS – Em artigo “Investimentos bem-vindos”, publicado nesse final de semana nos jornais Pequeno e O Imparcial, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez destaca que diversos investimentos e ações buscam o desenvolvimento econômico do Maranhão.

Baldez enfatizou que a Eneva S/A, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA, vai realizar o workshop “Field Trip Neuquén” na província de Neuquén, Argentina, no período de 7 a 11 de março deste ano, “reunião que pretende compartilhar agenda das melhores práticas e lições para a exploração de Poço não Convencional e para o aproveitamento das regulações adotadas naquela cidade argentina e que poderão ser aproveitadas no Brasil e no Maranhão, região onde a empresa tem forte atuação”.

O presidente da FIEMA também destacou que o “Consórcio Alumar está demandando R$ 400 milhões para a retomada da produção de alumínio e retornar ao patamar de 460 mil toneladas do produto ao ano. Somente nesse setor poderão ser gerados mais de 1000 empregos e acelerar a nossa economia. Espera-se que esses investimentos venham também atrair novas indústrias que tenham o alumínio como insumo básico”.

“O Porto do Itaqui anunciou investimentos público e privado de R$ 500 milhões para aumentar a capacidade operacional do porto maranhense. São obras de dragagem, construção de novo berço do porto, de infraestrutura e requalificação operacional. Outros R$ 800 milhões serão aplicados na concessão de arrendamento de áreas para novos terminais privados destinados a movimentação, armazenamento e distribuição de granéis líquidos, consolidando a sua posição de hub de derivados de petróleo do Norte/Nordeste brasileiro”, destacou confiante Baldez.

Baldez ainda falou da VLI que informou ao mercado a aplicação de R$ 2,8 bilhões na construção do trecho ferroviário Estreito-Balsas, com 245 quilômetros de extensão e contrato de concessão já assinado com o governo federal, a Aço Verde do Brasil que comunicou ao governo estadual a aplicação de recursos de R$ 1,7 bilhão para os próximos 10 anos no parque fabril da empresa em Açailândia, na região Tocantina. O Banco do Nordeste disponibilizará R$ 2,7 bilhões em investimentos para o Maranhão por meio do FNE em 2022. Os recursos contemplam diversas áreas de negócios gerando emprego e renda para os empreendedores e à população maranhense. O Centro Espacial de Alcântara caminha para realizar os seus primeiros lançamentos no final deste ano e a necessidade de destravar o acesso ao munícipio com a implantação do Terminal de Passageiros Ponta d’Areia-Alcântara que permitirá o tráfego de embarcações 24 horas por dia e o  anúncio da Petrobras de investir R$ 8 bilhões, na bacia Pará-Maranhão, nos próximos cinco anos, demonstra um grande potencial para exploração de petróleo nessa área da Margem Equatorial brasileira, que engloba as bacias – da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, principalmente de Barreirinhas, gerando emprego e renda para o nosso estado.

GUERRA – Baldez também enfatizou no artigo um fato preocupante que está abalando a paz mundial: o conflito militar surgido com a invasão de tropas russas ao território ucraniano. “O agronegócio brasileiro poderá ser prejudicado com a baixa oferta de fertilizante russo, produto que abastece quase 60% do mercado nacional. O Maranhão importou mais de 160 milhões de dólares desse insumo daquele país no ano passado. O governo federal declarou que os estoques dos produtos destinados ao agronegócio estão garantidos até outubro. E lança, ainda neste mês, o Plano Nacional de Fertilizantes para ampliar a produção desses nutrientes no país.

Leia o artigo na íntegra