Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Especialistas de renome nacional discutirão sustentabilidade na Expo Indústria


Data: 16 de março de 2022
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Divulgação Sistema FIEMA
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – A Expo Indústria Maranhão, iniciativa do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e FIEMA) com correalização do Governo do Maranhão, do Sebrae e da Fecomércio, considerado o maior evento multissetorial do Nordeste, quer promover a industrialização inclusiva e sustentável e, seguindo os prazos da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2030, aumentar significativamente a participação da indústria no setor de emprego e no PIB, de acordo com as circunstâncias nacionais, além de aumentar o acesso das pequenas indústrias e outras empresas, aos serviços financeiros, incluindo crédito acessível e sua integração em cadeias de valor e mercados. 

 

A temática da sustentabilidade na indústria foi escolhida atendendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU que faz um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. 

 

O objetivo 9 da instituição internacional busca fomentar a inovação, desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos.  

 

“A meta até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos, com base na meta da ONU. E nada é mais importante do que destacar a sustentabilidade ambiental e das empresas nesse grande fórum de discussões que é a Expo”, aponta o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves.  

 

A sustentabilidade no setor industrial tem sido tema de debates e discussões em todo mundo, especialmente em congressos de meio ambiente. A indústria é um grande gerador de empregos, recursos e desenvolvimento para as grandes cidades e tem trabalhado para incentivar a criação de políticas de sustentabilidade ambiental. Isso, inclusive, por meio da remodelação dos processos de produção nas indústrias, na qual é imprescindível adotar equipamentos e soluções tecnológicas. 

 

“Embora a pauta de sustentabilidade industrial já tenha avançado no Brasil, ainda há muito o que fazer. No entanto, é possível passar para o próximo nível de uma produção sustentável com algumas medidas que envolvem o uso de soluções inovadoras e tecnológicas. A sustentabilidade não é algo que promove benefícios apenas para o meio ambiente. As indústrias também sentem o reflexo das medidas de  proteção e  a necessidade de trabalhar a sustentabilidade financeira da empresa com a economia de custo de energia, ações inovadoras para melhorar a produtividade, além de buscar ações para que a empresa seja mais sustentável e ambientalmente correta, investindo na conservação e manutenção preventiva das máquinas e equipamentos, na reutilização de matéria-prima, na melhoria do ambiente de trabalho de sua equipe e na coleta e destinação adequada de resíduos”, destacou o coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA, o economista José Henrique Braga Polary. 

 

PALESTRANTES – Para discutir tudo isso, a Expo Indústria Maranhão propõe uma série de debates de novas soluções, apresentação de novos produtos e serviços, proporcionando benefícios, eficiência e autonomia na produção da empresa. Dessa forma, a feira abordará também temas como a Bioeconomia, Economia Circular, Energias Renováveis, Licenciamento Ambiental, Resíduos Sólidos e Sustentabilidade Financeira.  

 

Nomes como Felipe Tito (ator e empresário), Pablo Spyer (XP Investimentos), José Antônio Gorgen (RISA), Gisela Introvini (Fapcen), José Luis Tejon (conferencista internacional, professor e autor, considerado uma das maiores autoridades nas áreas de marketing em agronegócio), Roberto Rodrigues (embaixador do cooperativismo pela ONU), além de especialistas da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das federações e entidades parceiras estão praticamente confirmados para o evento do Sistema FIEMA, em maio.  

 

FEIRA – A 4ª edição da Expo Indústria Maranhão será de 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, e prevê a geração de 280 milhões de reais em novos negócios, um público de mais de 25 mil pessoas, e cerca de 200 empresas participantes. 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste