Sistema FIEMA, Sindipan e MTE se unem para fortalecer indústria da panificação

Data: 22 de março de 2022
Fotos: Divulgação/Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – Diminuição da informalidade nas padarias maranhenses, redução de acidentes de trabalho e adequação do registro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) estão entre as metas estabelecidas pela parceria firmada entre o Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação), o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís (Sindipan), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA), para fortalecer o setor no Maranhão. A proposta da ação conjunta é realizar uma ampla campanha para o segmento da panificação.

“Recebemos o chamado do Ministério de Trabalho e Emprego nos convidando para sermos parceiros nessa ação em benefício do setor de panificação, que visa diminuir a alta incidência do número de acidentes de trabalho, identificada pelo órgão federal, mas também, na perspectiva do setor industrial, intensificar ações de qualificação profissional para as padarias, cursos para os executivos, mais qualidade de vida para o trabalhador dessas indústrias, entre outros direcionamentos”, relatou a presidente do Sindipan/São Luís, Francina de Andrade.

Com este foco, juntou-se ao time representantes do SESI, SENAI, IEL e FIEMA, objetivando somar esforços à iniciativa, no sentido de identificar e propor soluções para possíveis gargalos que estejam impedindo o desenvolvimento e crescimento das empresas de pães e confeitarias no Maranhão.

O superintendente regional do Trabalho no Maranhão (SRT-MA), Álvaro da Assunção Melo Veloso, e o chefe da Inspeção do Trabalho da SRT-MA, Paulo Lázaro Carvalho, participaram do encontro pelo MTE, que reuniu ainda o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, o superintendente regional do SESI, Diogo Lima, a coordenadora de Segurança e Saúde na Indústria do SESI, Ana Carolina Bandeira, o superintendente da FIEMA, César Miranda, a presidente do Sindipan/São Luís e diretora da FIEMA, Francina de Andrade, o diretor do Sindipan/São Luís e 1º secretário da FIEMA, Pedro Robson Holanda, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores com Produtos Alimentícios Naturais e Industrializados, de Panificação, Confeitaria, Torrefação e Moagem, Cereais, Rações Animais, Massas e Empresas Frigorificas do Estado do Maranhão (Sindpanip-MA), Reinaldo Silva Diniz, a presidente do CRC-MA, Ana Lígia Coelho Martins, além da equipe técnica das entidades.

PADARIA É INDÚSTRIA – Um dos entraves levantados em conjunto com MTE e demais instituições, seria a adequação do CNAE de algumas padarias, que estão erroneamente classificadas como comércio. “Mesmo que a padaria comercialize outros produtos, se ela produzir o pão, ela é classificada como indústria, e não comércio. E muitas estão cadastradas de forma equivocada. Esta é uma das ações que essa parceria com o MTE pretende minimizar”, explicou César Miranda. Essa alteração em específico, conta também com a parceria do CRC-MA.

A iniciativa propõe, ainda, a fiscalização das padarias da capital e em alguns municípios maranhenses, com o propósito de verificar e orientar quanto ao cumprimento de normas regulamentadoras, normas de segurança do trabalhador, formalização das empresas, entre outros quesitos levantados pelo MTE.

Segundo dados do setor, esse ramo da indústria tem o segundo maior número de acidentes de trabalho do Brasil. Nesse sentido, SESI, SENAI, IEL e Federação dispõem de soluções para organização dessas padarias, em sua maioria, micro e pequenas indústrias. Só no Maranhão, funcionam mais de 2 mil, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), mas muitas ainda trabalham sem formalização. A ideia é juntar forças para fortalecer o segmento, com melhorias que podem incluir a capacitação dos profissionais, serviços de medicina no trabalho, educação para executivos, entre outras ofertadas pelo Sistema Indústria no Maranhão.
“Nosso objetivo é sensibilizar trabalhadores e gestores sobre a importância dos cuidados individuais e coletivos com a segurança e saúde no ambiente laboral e contribuir com os treinamentos nas empresas”, ressaltou Diogo Lima, superintendente regional do SESI.

A presidente do Sindipan/São Luís reforçou que uma segunda reunião dos parceiros do projeto ocorreu nesta terça-feira, 22 de março, reunindo outras entidades afins, como o Sebrae. “Essa união de esforços é para que seja desenvolvido no Maranhão uma ação de excelência no setor de panificação. Temos como guarda-chuva o nosso Sistema Indústria e queremos que o nosso estado seja modelo no país com essa iniciativa”.