Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Baldez ressalta importância de inaugurações no Porto do Itaqui para o setor industrial


Data: 25 de março de 2022
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: COCEV-FIEMA
Fonte da notícia: FIEMA

SÃO LUÍS - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, participou esta manhã, 24, da inauguração do novo berço do Porto do Itaqui, o berço 99, cuja operação será focada na circulação de granéis de celulose da indústria Suzano Papel e Celulose. A expectativa é que o nono berço do Itaqui eleve a capacidade de movimentação do porto público maranhense em aproximadamente 4,5 milhões de toneladas de cargas por ano e dê continuidade ao escoamento da celulose produzida na unidade de Imperatriz da Suzano, transportada até o porto pela malha ferroviária com 670 km de extensão. O investimento é de R$ 390,2 milhões. 

 

“Estamos no Porto do Itaqui, participando da inauguração do Berço 99, um empreendimento de grande relevância para o Estado, que será quase que exclusivo para atender a demanda da Suzano, com a exportação de celulose. A Suzano que tem crescido muito aqui no Estado, na região de Imperatriz, e vai se estender ainda por outras áreas do Maranhão”, frisou Edilson Baldez. 

 

O presidente da Suzano, Walter Schalka, fez questão de destacar a parceria da FIEMA no desenvolvimento dos projetos da indústria de papel e celulose no Maranhão. “Essa é uma grande oportunidade em que estamos celebrando, junto com a FIEMA e outros parceiros, este grande investimento que estamos fazendo aqui, no Maranhão. Estamos inaugurando o berço 99, no Porto do Itaqui, que junto com o terminal que estamos construindo, é uma obra de R$ 390 milhões. A Suzano continuando investindo e acreditando no estado do Maranhão”, ressaltou. 

 

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, reforçou que, à frente do Itaqui, tem a missão de atrair investimentos e novos negócios para o porto público. “Inauguramos o berço 99, que faz parte do arrendamento da Suzano, e que vai melhorar ainda mais a nossa capacidade. Nessa missão de trazer novas empresas para o porto, a FIEMA tem sido fundamental nessa parceria, que tem como frutos mais negócios, mais empregos e trabalho para os maranhenses”.  

 

O presidente da FIEMA aproveitou para elogiar a administração de Ted Lago à frete da Emap. “É importante parabenizar a Emap pela coordenação desse trabalho, pela construção do berço 99 e pelo já anúncio da vinda do berço 98, uma oportunidade para empresas maranhenses participarem da licitação para construção desse novo píer no Itaqui”. 

 

GRANEL QUÍMICA – Ainda representando o setor industrial, o presidente da FIEMA acompanhou a inauguração da expansão do Terminal 1 da Granel Química, considerada uma das maiores empresas no país de terminais para movimentação e armazenagem de granéis líquidos (combustíveis, etanol, óleos vegetais, entre outros) e carga seca. O terminal ganhou seis novos tanques que possibilitarão um aumento de cerca de 30% na capacidade de armazenagem do terminal.  

 

“A Granel Química já é tradicional aqui no Maranhão. Nós temos um hub de combustível no Itaqui e a Granel é uma das grandes empresas distribuidoras desses produtos. É um investimento que atrai mais riquezas, as exportações crescem, gera mais empregos e divisas para o Estado”, afirmou Baldez. 

 

Além do Terminal 1, a Granel Química, que está instalada desde a década de 70 no Maranhão, é também proprietária do Terminal 2, próximo do Itaqui. Os dois terminais são conectados, integrando as operações da empresa no Estado, o que representa um aumento na capacidade instalada, para atendimento da crescente demanda na região. 

 

Durante o evento, que teve a participação do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, o gerente geral Brasil da Granel Química, Edson Souki, considera a expansão um passo importante para o aumento da capacidade da empresa para atender o mercado do Itaqui. “É um dos portos mais importantes do Brasil, recebe cargas que entram por aqui e vão para o interior do Brasil. Somos proprietários de dois terminais em São Luís, e agora temos capacidade total para 150 mil toneladas, já com essa expansão, isto é, 120 mil metros cúbicos”. 

 

Souki revelou que a expansão compreende ainda a inauguração da plataforma para carregamento do modal rodoviário, para carregamento de caminhões, e ainda um novo acesso ao terminal da Granel pela Avenida Mearim. “São três plataformas de carregamento que estamos inaugurando, ou seja, é um pacote completo de investimento que está atrelado à renovação contratual de concessão e vai gerar mais empregos para o Maranhão e mais movimentação para o Porto do Itaqui”. 

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste