Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Mineradora Rio Tinto Alumínio visita a sede do Programa Canteiro Escola em São Luís


Data: 1 de abril de 2022
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Divulgação Sistema FIEMA
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – A maior parte do acervo histórico e cultural de São Luís está concentrada no Centro Histórico, que vem ganhando novas cores, graças ao trabalho de restauração realizado pelo Programa Canteiro Escola. O Programa é resultado da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), a Prefeitura de São Luís, o SEBRAE, o Sinduscon-MA e quatorze empresas apoiadoras. 

 

Nesta quinta-feira, 31, a empresa Rio Tinto Alumínio, consorciada com a Alumar, visitou a sede do Programa Canteiro Escola para conhecer mais as ações concretizadas. O Grupo Rio Tinto é um conglomerado anglo-australiano com escritório central em Londres, no Reino Unido. 

 

A vice-presidente de saúde, segurança, meio ambiente e comunidades da Rio Tinto Alumínio, subsidiária do Canadá, Nina Mankovitz, manifestou sua admiração pelo projeto. “Muito obrigada pelo convite para conhecer esse projeto maravilhoso. Poder ver que as pessoas envolvidas nele trabalham intensamente para preservar a história desse lugar, é incrível. Apoiar as pessoas que serão capacitadas para crescer profissionalmente e poder colaborar com a cidade é realmente gratificante. É um lindo projeto e agradeço a oportunidade de conhecê-lo”, disse.                     

 

Kátia Bogea, presidente da FUMPH, diz que o programa Canteiro Escola é um grande sucesso na recuperação do patrimônio histórico que foi declarado pela UNESCO em 1997, Patrimônio Cultural Mundial. “Hoje nós estamos recebendo a empresa Rio Tinto Alumínio, que é consorciada da Alumar, nossa parceira. Eles estão muito satisfeitos e impressionados com o trabalho desempenhado aqui, não só de preservação do patrimônio, mas na formação de pessoas, dando oportunidade de trabalho para esses jovens que recebem capacitação e, com isso, um lugar seguro na construção civil”. 

 

Segundo o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sinduscon- MA, Fabio Nahuz, em abril será formada a primeira turma de profissionais especializados para trabalharem em obras do centro histórico. “É com entusiasmo que recebemos a empresa Rio Tinto Alumínio, consorciada da Alumar, que veio conhecer o projeto que, para a nossa satisfação, já empregou muitos alunos. Isso é muito importante para a gente, saber que eles têm um ofício, sabem trabalhar e que nós abrimos essas portas de trabalho”.  

 

O superintendente da FIEMA, César Miranda, falou da importância de a Rio Tinto Alumínio ter vindo conhecer o programa. “Trata-se de um projeto que trabalha com a inclusão social, juntamente com a preservação do nosso patrimônio histórico. O Sistema FIEMA, por meio do SENAI, é um grande parceiro, porque ele é que forma a mão de obra, inserindo pessoas de baixa renda no mercado de trabalho, preparando mão de obra especializada para diretamente aqui, no Centro Histórico. Acreditamos muito nesse projeto, que tem tido sucesso e, diante disso, queremos dar continuidade a esse trabalho, para que possamos cada vez mais recuperar o nosso patrimônio e entregar esse legado à nossa população”.                               

                                                

O PROGRAMA - Os alunos do Programa Canteiro Escola já passaram por dois cursos, num primeiro momento, de Pedreiro e Pintor, responsáveis por concluir a recuperação da fachada do Mercado das Tulhas. Os cursos somaram 400 h de carga horária e foram ministrados pelo SENAI. A próxima etapa será de formatura dos alunos da 1ª turma em abril. 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste