Portas abertas para a Expo Indústria Maranhão

Data: 4 de abril de 2022
Fotos: Divulgação Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – No período de 31 de março a 3 de abril, o Multicenter Negócios e Eventos foi palco da 10ª edição Feira do Empreendedor, uma iniciativa do Sebrae- MA, ​patrocinada pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA). O Sistema FIEMA participou ativamente do evento, durante os quatro dias de​ realização,​ apresentando ações e serviços do Sistema Indústria para quem quer empreender.

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, esteve acompanhando de perto o evento durante os quatro dias de sua realização, prestigiando os estandes e as ações paralelas realizadas na feira. Na oportunidade, Baldez destacou a importância da parceria público-privada para a realização da feira e, também, a relevância do evento para o todo o estado do Maranhão.

“Um evento muito rico, muito forte, isso é muito importante para o nosso estado, que precisa cada dia mais criar mais empregos, fazer circular mais mercadorias, circular mais dinheiro.” destacou o presidente. O representante do setor industrial acrescentou que o evento ocorreu em momento oportuno. “Em paralelo à retomada de setores relevantes da economia e ao otimismo nos negócios, e abre portas para a Expo Indústria Maranhão, que será em maio, com a proposta de colocar em evidência as indústrias que produzem em nosso Estado, que geram emprego e renda para a população”. Baldez ainda frisou a parceria com o Sebrae. “Somos entidades irmãs, atuamos em conjunto para o desenvolvimento dos negócios locais, grandes e pequenos, e o Sebrae é o primeiro correalizador da Expo Indústria desde a primeira edição da nossa feira da indústria”.

Para Albertino Leal de Barros Filho, superintendente do Sebrae-MA, um evento do porte da Feira do Empreender só tem importância se tiver parcerias. “Nós, o Sebrae e a FIEMA, temos uma parceria de longa data, e hoje, na 10ª Feira do Empreendedor, ela se renovou mais ainda. A maior parte das nossas empresas, inclusive as industriais, são micro e pequenas. E o micro e pequeno empreendedor da indústria, esse transforma também, e muito. Então, a participação da FIEMA aqui, integrando ações com toda cadeia produtiva que envolve a MPE é muito importante”.

A feira do Sebrae foi prestigiada por empresários, autoridades, inclusive o novo governador do Maranhão, Carlos Brandão, que durante sua visita ao evento, conheceu o estande do Sistema FIEMA, onde foi recebido pelo presidente Baldez e pela diretoria da Federação e do Sebrae. “O Sebrae tem realizado grande trabalho em apoio e fortalecimento aos pequenos negócios do Maranhão, o que tem gerado forte impacto na economia no estado, uma vez que esses empreendimentos são grandes responsáveis pela geração de emprego e renda. A realização presencial da Feira do Empreendedor, após o período mais crítico da pandemia, foi outro passo importante nesse sentido. E nada disso seria possível sem a parceria de instituições como a FIEMA, com quem temos caminhado juntos em diversas frentes com o mesmo propósito: o de transformar o Maranhão”, afirmou Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão

PARA EMPREENDER NA INDÚSTRIA – Durante a Feira do Empreendedor, o SESI apresentou uma série de oficinas do Programa SESI Alimentação Saudável, além de palestras sobre eSocial, SST e SESI Facilita. O IEL-MA integrou a programação com ações de divulgação dos serviços de estágio, jovem aprendiz e IEL Conecta. Além da palestra “Gestão de tempo e produtividade no seu dia a dia”. Já o SENAI estreou na feira do Sebrae com a palestra "Revolução 4.0: nada será igual!", ministrada pelo coordenador de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação da entidade, Gilberto Lopes. Ainda como parte da programação, o SENAI-MA apresentou soluções nas áreas de capacitação e inovação, com os programas Emprega Mais, Brasil Mais e Contrate-me, assim como o Marketplace e Aprendizagem 4.0, aos visitantes do evento.

“Acabei de acompanhar aqui, do SESI, a palestra sobre eSocial. Eu gostei bastante, o conteúdo foi bastante esclarecedor, para todos os empresários que necessitarem ficar a par do serviço de contabilidade da empresa, que tenham a necessidade de acompanhar os exames médicos de seus trabalhadores e de segurança do trabalho. Foi bem interessante, porque acaba abarcando todos os ramos que o empresário pode atuar, e até mesmo uma pessoa física, hoje, se tiver um empregado doméstico tem a necessidade de fazer o eSocial”, disse Paulo Vitor Macatrão, que assistiu à palestra do SESI na Feira do Empreendedor.