Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Eleita nova diretoria do Centro das Indústrias do Maranhão (CIMAR) para o biênio 2022-2024 


Data: 5 de abril de 2022
Crédito: Coordenação de Comunicação e Eventos - COCEV
Fotos: Coordenação de Comunicação e Eventos - COCEV
Fonte da notícia: Coordenação de Comunicação e Eventos - COCEV

Foi eleita nesta terça-feira, 5 de abril, a nova diretoria do Centro das Indústrias do Maranhão (CIMAR). A entidade sem fins lucrativos foi reativada em 2019, por empresários e antigos associados ligados ao segmento da indústria e retoma suas atividades com a finalidade de aproximar empresas industriais, agroindustriais, do agronegócio, empresários, associações ligadas ao setor produtivo e afins, bem como empresas que possuem, por objeto, finalidade diretamente relacionada aos interesses da indústria. 

 

Para o biênio 2022/2024 foi eleita a diretoria formada pelos empresários Cláudio Donizete Azevedo, como presidente; Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, 1º vice-presidente; Celso Gonçalo de Sousa, diretor administrativo; João Batista Rodrigues, diretor financeiro; Fernando Palácio Duailibe e José Antônio Gorgen, diretores; Benedito Bezerra Mendes, Fábio Ribeiro Nahuz e Nelson José Nagem Frota, membros efetivos do conselho fiscal; e Pedro Robson Holanda da Costa e Nayhara Miranda Vasconcelos, suplentes do conselho fiscal. 

 

Cláudio Azevedo, que assume a presidência do CIMAR, também atua no setor industrial como presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Maranhão (Sifema), ex-presidente da Associação das Siderúrgicas do Brasil (Asibras), em Brasília, ex-presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) e vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). Segundo o novo representante do Centro, a entidade nasce com uma proposta de defesa da indústria, da agroindústria e do agronegócio maranhense, em um momento político e econômico importante no Maranhão e no Brasil, para a união das entidades de classe.  

 

“O CIMAR vai atuar, sim, em defesa das empresas, e é uma forma que nós encontramos de trazer o empresariado para a Casa da Indústria. Uma vez que a própria FIEMA tem uma estrutura sindical, muitas vezes as empresas são representadas pelos seus sindicatos. Agora, elas também estarão aqui, participando conosco, com o CIMAR, com a FIEMA, diretamente das discussões e das decisões em nível econômico e político no Estado”.  

 

ENTIDADES UNIDAS – A eleição e a posse da nova diretoria ocorreram na sede da FIEMA e reuniu empresários de diversos setores, além de presidentes das entidades de classe FIEMA, FAEMA/SENAR, ACM-MA, Sebrae, Fecomércio e Ascem, que foram recebidos pelo anfitrião, Edilson Baldez das Neves, presidente da FIEMA. O líder do setor industrial fez questão de frisar a importância da reestruturação do CIMAR para o setor empresarial. 

 

“Vejo um CIMAR novo, forte, mobilizado, e que renasce em um momento onde há a compreensão da força do empresariado, da importância da união das entidades de classe do comércio, da agricultura, da indústria, enfim, todos juntos para alçarmos os objetivos, que não são nossos, mas que serão capazes de destravar caminhos que levarão à geração de riquezas para o nosso estado e renda para a nossa população, além de empresas mais fortes, bem representadas e competitivas”, afirmou Baldez.  

 

HISTÓRICO – O CIMAR foi fundado em 1967, mas encontrava-se paralisado desde 2003. Teve como primeiro presidente o empresário e executivo Luís da Rocha Porto, do ramo da Oleaginosas Maranhenses S/A (Oleama), indústria fabricante de sabões, velas, óleo de coco de babaçu e produtos saneantes. 

 

Em 2019, ressurgiu a partir da mobilização de um grupo formado pelo setor produtivo e por antigos associados, que elegeu uma diretoria provisória, presidida por Luiz Fernando Renner, que é vice-presidente executivo da FIEMA e coordenador do Grupo de Trabalho “Pensar o Maranhão”. Até então, o CIMAR atuou na aprovação do novo Estatuto Social da entidade, com alterações principalmente na composição da diretoria, mandatos e abrangência econômica, assim como a atração de novos sócios e promoção de processo eleitoral da nova diretoria, que ocorreu nesta terça-feira, 5. 

 

FUTURO - Daqui para frente, a proposta é que as ações do Centro da Indústria se sustentem na preservação dos interesses gerais do setor e de seus associados, além de fomentar discussões, debates, levando até as autoridades competentes temas de interesse das classes produtoras, entre eles, entraves, que impedem o desenvolvimento econômico do estado.  

 

Na ocasião, o presidente da Fecomércio, Maurício Feijó, disse que a pandemia fortaleceu a relação entre as entidades e que o CIMAR só vem a somar nesse momento pós crise. “Estamos juntos, integramos vários projetos durante a pandemia, como o Avança Maranhão, o Pensar o Maranhão, e unidos superaremos os entraves com o setor público e com o setor privado”. 

 

O presidente da ACM-MA, Cristiano Fernandes, destacou que agora é a hora da retomada das atividades econômicas e de um novo momento para o Maranhão. “Essa união é de suma importância, vamos colocar em prática muita coisa pensada nesse período”. 

 

Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e presidente da FAEMA/SENAR, parabenizou Cláudio Azevedo e a nova diretoria pela presidência do CIMAR, e ressaltou a contribuição de todos para fortalecer o setor empresarial do Maranhão, trabalho conjunto demonstrado recentemente na Feira do Empreendedor. 

 

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste