Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



FIEMA prestigia reativação da fábrica da Alumar em São Luís


Data: 28 de abril de 2022
Crédito: Coordenação de comunicação e eventos - COCEV
Fotos: Coordenação de comunicação e eventos - COCEV
Fonte da notícia: Coordenação de comunicação e eventos - COCEV

O vice-presidente executivo da FIEMA, Cláudio Azevedo com o diretor da Alumar, Helder Teixeira 

SÃO LUÍS- O vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Cláudio Azevedo, representou o presidente da entidade, Edilson Baldez das Neves, nesta quarta-feira, 28, na solenidade que marcou a reativação da fábrica de produção de alumínio do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar). 

A ação integra o planejamento previsto pelo Consórcio, que anunciou, em janeiro, a retomada de toda a sua capacidade produtiva. O evento foi prestigiado por acionistas da empresa, autoridades federais, do governo estadual, municipal e executivos da iniciativa privada. 

Na ocasião, o vice-presidente da FIEMA, Cláudio Azevedo, destacou que a reativação da produção da Alumar beneficia o segmento industrial maranhense, a cidade de São Luís, o Estado e o Brasil. “Muito importante a reativação do setor de redução de alumínio da Alumar. Até porque, hoje, existe uma demanda muito forte do mercado interno por alumínio. Então, a reativação dessa fábrica vem substituir importação. Nós estamos importando alumínio, hoje, principalmente da Rússia e da China. A Alumar entra no mercado, o preço do alumínio, que é uma commodity, no mercado internacional, está excelente. Acho que é um momento importantíssimo para essa retomada”. 

 

Segundo os dados do empreendimento informados pelo Consórcio, nesta primeira fase, a empresa volta a produzir alumínio com a energização de 68 cubas, o que representa 34% da capacidade de operação das 204 cubas que compõem a Linha 01. A fábrica de alumínio da Alumar compreende três linhas de produção, um complexo operacional de 710 cubas. A estimativa de fabricação é significativa e representa um volume de 447 mil toneladas métricas de alumínio por ano (mtpa). 

Com impacto social positivo e significativo para o Maranhão este processo de reativação da fábrica de produção de alumínio da Alumar, de imediato, contratou mais de 1000 colaboradores diretos, além de gerar 1.500 empregos, principalmente vindos das comunidades vizinhas e de parcerias da Alumar com entidades de classe. O retorno da Redução da Alumar resultou em um investimento de R$ 957 milhões e faz parte da estratégia de suas consorciadas para aumento de produção face às perspectivas futuras do mercado mundial. 

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais. 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste