Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Maranhão Fashion Week movimentará a Expo Indústria 2022


Data: 17 de maio de 2022
Crédito: Coordenação de comunicação e eventos - COCEV
Fonte da notícia: Coordenação de comunicação e eventos - COCEV

O mundo da moda e da economia vão se conectar durante a 4ª Expo Indústria Maranhão, que ocorrerá de 26 a 29 de maio no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma). A terceira edição do Maranhão Fashion Week (MAFW) será uma das grandes atrações da feira. Seguindo a tendência de valorização da moda regional, o evento destacará a cultura maranhense. 

 

As novas tendências do vestuário nacional e internacional serão apresentadas em uma estrutura montada para o desfile de peças de grandes grifes, multimarcas, microempreendedores e estilistas do Maranhão. “As marcas e os nomes da moda maranhense vão expor suas coleções, divulgar seu trabalho e poderão assim conquistar mais clientes”, explica a presidente do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em geral do Estado do Maranhão (SINDVEST), Ana Rute Nunes Mendonça. 

 

Para os quatro dias do MAFW, estão programados 16 desfiles e lançamentos, com marcas de diferentes segmentos da moda – infantil, praia, calçados, joias, bijuterias, etc. O evento terá a presença de estilistas de destaque nacional, como André Castro (Mar Del Castro), Moda Yoga, Priscilla Marchioni, Lisyane Santos (Lizzi) e outros. 

 

Visibilidade regional 

 

Ao lado de grandes grifes nacionais e internacionais, as marcas maranhenses terão amplo destaque nos desfiles programados para o evento de moda. Com a expectativa de enaltecer os elementos e os símbolos que caracterizam a vida no Maranhão, os figurinos serão marcados pela utilização de rendas, crochês, macramês, acessórios em palha e outros artigos.  

 

De acordo com Ana Rute Mendonça, o enfoque da moda regional segue uma orientação de mercado que tem se intensificado nos últimos anos. “Temos uma produção de vestuário próprio cada vez mais intensa no Maranhão – a exemplo das rendeiras de bilro da Raposa, do trabalho da estilista Lisyane Santos, que tem sido destaque em eventos de moda em Paris. Nossas peças estão carregadas de identidade e estilos próprios, algo que é desejado por todo o mundo”, explica a presidente do SINDVEST.  

 

Característica de alguns produtores da moda maranhense, a sustentabilidade é um valor atrelado à produção de muitos itens que estarão nos desfiles da MAFW. Retalhos, caixas de leite, cordas e outros artigos tornam-se bolsas, sobretudos, blusas, calçados nas mãos de talentosos estilistas locais. “A sustentabilidade pauta os grandes eventos mundiais da moda hoje – e o talento de nossos produtores não deixa nada a desejar”, defende Ana Rute Mendonça. 

 

Além do estilo e do talento local, o evento dentro da Expo Indústria Maranhão destaca a beleza humana do estado. As modelos que desfilarão na passarela do MAFW serão mulheres maranhenses. 

 

A ambientação do evento será montada por profissionais renomados do design, inspirados em aspectos do artesanato e do turismo local. Eles conduzirão a instalação de um lounge especial. Para prestigiar ainda mais a cultura maranhense, restaurantes locais oferecerão, para a degustação dos participantes, aperitivos da culinária regional. Além dos desfiles, haverá bate-papos com profissionais da moda, relatos de experiências, ações de parceiros e atrações artísticas. 

 

Moda e economia 

 

De acordo com o superintendente da FIEMA, César Miranda, a realização do MAFW dentro da programação da Expo Indústria demonstra a promissora relação entre o universo da moda e o setor econômico no Maranhão. “Buscamos o fortalecimento do setor de vestuário no nosso estado, por isso ações como o MAFW são capazes de alimentar a cadeia produtiva da moda e criar oportunidades para os empresários desse setor”, analisa o superintendente da FIEMA. 

 

Em um momento no qual o setor do vestuário busca se recuperar dos revesses produzidos pela pandemia de Covid-19, o Maranhão Fashion Week é uma oportunidade de retomada para o crescimento das empresas do setor no estado. “Vivemos tempos difíceis, por isso estamos realizando esta grande iniciativa com a expectativa de dar visibilidade aos produtores e distribuidores que atuam no mercado maranhense”, esclarece César Miranda. 

 

O Maranhão Fashion Week (MAFW) é uma realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação), do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em geral do Estado do Maranhão (SINDVEST) e do Circuito Nacional Fashion Week (CNFW). Entre os patrocinadores do evento estão a Prefeitura de São Luís, o Governo do Estado, o SENAC, o Sinduscon, o Sebrae Moda Delas, Têxtil, Unisex e Nabi Massas. 

Expo Indústria Maranhão 

 

Realizada desde 2015 e em sua quarta edição, a Expo Indústria é uma realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a correalização do Governo do Estado, Sistema Fecómercio e Sebrae-MA. 

 

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste