Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Negócios estão a todo vapor na Expo Indústria Maranhão 2022


Data: 27 de maio de 2022
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Veruska Oliveira
Fonte da notícia: Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – Grandes negócios à vista! A Expo Indústria Maranhão começou da melhor forma possível – com a busca por acordos econômicos e fomento da indústria maranhense. A programação da feira, realizada pelo Sistema FIEMA (FIEMA, SESI, SENAI e IEL) e pela CNI, foi aberta na manhã desta quinta-feira (26) com o primeiro dia do Encontro Internacional de Negócios, realizado na Casa da Indústria Albano Franco (Cohama). Fornecedores maranhenses do ramo industrial de alimento e bebidas apresentam hoje e amanhã seus produtos para compradores de 10 empresas estrangeiras através de conferências virtuais na sala de reuniões do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).  

 

O Encontro Internacional de Negócios cria oportunidades comerciais e integrativas, de acordo com o presidente da FIEMA, Edilson Baldez. “Podemos reconhecer que a indústria maranhense tem crescido com a atuação da FIEMA e com a atuação do Centro Internacional de Negócios (CNI) o mercado internacional se mostra cada vez mais aberto às empresas maranhenses. Ao mesmo tempo em que possibilitamos os acordos comerciais entre a indústria do estado e compradores internacionais, estamos abrindo portas para o crescimento da economia maranhense e levando nossos produtos para todo o mundo”, analisa Edilson Baldez. “Este é o objetivo da Expo Indústria Maranhão, criar oportunidades para a nossa indústria, para o comércio, para o turismo, para o agronegócio e toda cadeia produtiva maranhense”. 

 

As conferências entre fornecedores e compradores são um primeiro momento de todo um processo comercial, que começa com a apresentação do produto. Ao longo da conversa entre o representante da indústria maranhense e o representante internacional, são avaliados a segurança do vendedor em seu produto e as condições de envios. De acordo com o coordenador do CIN, Carlos Jorge Taborda Macedo, o Encontro Internacional de Negócios no formato virtual cria oportunidades novas e derruba a barreira do deslocamento. “Antes de se fechar um contrato, é fundamental que o fornecedor esteja consciente da possibilidade de venda de seu produto e adaptação para o mercado internacional – é exatamente por isso que realizamos o acompanhamento dos fornecedores para que eles apresentem seu produto com toda segurança possível”, afirmou o coordenador do CNI. O Encontro Internacional de Negócios ocorrerá até esta sexta-feira (27). 

 

OPORTUNIDADE – Fornecedores da indústria de alimentos e bebidas do Maranhão chegaram na quinta-feira (26) com grandes esperanças para se encontrar virtualmente com compradores estrangeiros de 10 países durante o Encontro Internacional de Negócios. A empresária Ana Luzia Frazão Alhadeff, fornecedora da "Doce Pedaço", passou por capacitações que tornou sua empresa competitiva nacional e internacionalmente. “O encontro legitima o trabalho sério que a FIEMA realiza com o empresariado maranhense. Já temos contratos quase fechados com compradores do México e da Guatemala", afirmou ela, que já tem experiência em encontros internacionais produzidos pela FIEMA. “Estamos lançando um novo formato de nosso produto durante a Expo Indústria Maranhão, e pretendemos expandir nossas vendas para todo o Brasil e o Mundo”, almeja. 

 

Com expectativa de conhecer o mercado outros dois fornecedores participaram do Encontro Internacional hoje – Ronaldo Miguel Vilela (Pomar, polpa de frutas) e Marlúcio Mendonça (Nut Açaí). Estreante em negociações internacionais, Ronaldo Vilela ressaltou que ficou surpreso diante da facilidade para se ter acesso a compradores estrangeiros, por meio do CIN. “Consegui perceber que os compradores estão abertos ao nosso produto e tentei apresentar da melhor forma a qualidade daquilo que temos vendido no Brasil. Exatamente aí é que está o nosso diferencial. Nossa polpa de fruta é rara e os sabores que oferecemos são novidade, por isso temos grandes chances de fechar negócios e expandir nossa escala. É o que buscamos”, entusiasma-se o empresário. 

 

Por sua vez, Marlúcio Mendonça acredita estar preparado para estes dois dias de muita conversa. “Ter seu produto visto por todos é aquilo que todo empresário quer. É a primeira vez que estou em um encontro internacional e venho para ganhar experiência e conhecer o mercado. Temos o domínio de nossa atividade e resta saber o que os compradores desejam para adaptarmos nosso produto para eles”, afirma. 

 

NOITE DE OPORTUNIDADES - Os fornecedores da indústria maranhense tiveram uma noite de oportunidades no Encontro de Negócios - Sistema S, que ocorreu na Sala Rodada de Negócios, na abertura da quarta edição da Expo Indústria Maranhão nesta quinta-feira (26). Com expectativa de fechar acordos comerciais lucrativos, as empresas apresentaram seus produtos para as entidades do SESI, SENAI, Sesc, Sebrae, Senac, Senar, Sescoop e empresas convidadas e conheceram as suas regras de contratação de serviços. “O ponto positivo desse momento é exatamente a integração do Sistema S mais uma vez, depois do afastamento produzido pela pandemia de coronavírus. Estamos em um processo de reaproximação das áreas de contratação com os fornecedores maranhense e o PDF e a FIEMA assim cumprem seu papel garantir mais esse suporte à indústria local”, explica Carlos Jorge Macedo, que também coordena, pela FIEMA, PDF Maranhão.  

 

Uma empresa que participou do encontro foi a Boa Propaganda, dirigida por Ícaro Rodrigues e Gabriela Bessa. Há sete anos no ramo do marketing digital e produção de conteúdo, o casal de empresários oferece serviços para diferentes setores da indústria maranhense e vê na Expo Indústria Maranhão uma chance de alavancar os negócios. “Além de estarmos aqui participando do Encontro do Sistema S, vamos circular toda a feira para cavar acordos e conhecer o mercado no qual estamos inseridos”, comenta Gabriela Bessa. 

 

CONSTRUÇÃO CIVIL - Nesta sexta-feira (27), ainda ocorrerá o Encontro Conexões Corporativas, das 16h às 22h, no SebraeLab, voltado para demandas da construção civil. Os produtos e os serviços contratados são agregados (areia, brita); betuminosos e massa asfáltica; calibração e conserto de equipamentos de laboratório e topografia; chumbadores e fixação; cimento; concreto; urbanização; consultoria ambiental; consumíveis de solda, corte e dobra de aços; locação de equipamentos leves, pesados, de ferramentas, de veículos; madeira; medicina ocupacional; medicina ocupacional; peças de caminhão; peças de máquinas pesadas; recrutamento e seleção; reparos prediais; serviço de instalação e manutenção de forros e divisórias; serviço de locação de banheiro químico; serviço de transporte de passageiros (ônibus, taxi e van); sinalização viária etc.  

 

A Expo Indústria Maranhão 2022 é uma realização do Sistema FIEMA, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). A feira conta com o patrocínio da Aço Verde do Brasil (AVB), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), ENEVA, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, VALE e VLI. 

 

MAIS - Para participar da Expo Indústria Maranhão, que ocorre desta quinta-feira (26) a domingo (29), no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma), inscreva-se no site http://expoindustriama.com.br. 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste