Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Sindicatos marcaram presença na Expo Indústria Maranhão


Data: 1 de junho de 2022
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: COCEV FIEMA
Fonte da notícia: FIEMA

SÃO LUÍS – A presença dos sindicatos do setor industrial na Expo Indústria Maranhão proporcionou ao público da feira conhecer um pouco mais das ações realizadas pelo setor produtivo maranhense. Oito sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), realizadora do evento juntamente com o SESI, SENAI, IEL e CNI, participaram desta quarta edição da feira.  

 

O presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas), Jorge Fortes, fez uma avaliação positiva da feira. “Nós participamos da última versão e esta foi bastante ampliada em relação ao número de estandes, de participantes e do público em geral. A FIEMA está de parabéns” afirmou Jorge Fortes. 

 

O Sindibebidas levou para a Expo Indústria Maranhão um grupo de produtores de cachaça que são registrados e apresentaram, comercializaram e fizeram degustação de seus produtos. “Aproveitamos o espaço para apresentação da proposta de realização do Festival da Cachaça: culturas e sabores, que vai acontecer de 28 a 30 de julho, também aqui, no Multicenter Negócios e Eventos”, informou Jorge Fortes.  

 

A palestra “Sustentabilidade, Segurança e inovação no setor automotivo”, apresentada por Fábio Moraes, auditor do Instituto de Qualidade Automotiva, fez parte da programação do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (Sindirepa), na Expo Indústria.  

 

No estande do Sindirepa, a presidente Leonor Gomes de Carvalho informou que foram instaladas bancadas de treinamento de câmbio automático e refrigeração automotiva que são utilizadas nos cursos ministrados pelo SENAI. “O setor automotivo está muito aquecido. Com o preço alto dos veículos novos, aumentou a procura dos proprietários de veículos para os serviços manutenção e reparo dos carros realizados nas oficinas”, afirmou Leonor. 

 

Já no setor de vestuário, o Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em geral do Estado do Maranhão (Sindvest) levou para a Expo Indústria Maranhão uma das principais atrações da feira multissetorial: O Maranhão Fashion Week, encerrado na noite de domingo com o desfile do estilista cearense Kallil Nepomuceno. 

 

Presente no encerramento do evento de moda, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, ressaltou que o Maranhão Fashion Week mostrou o potencial do estado. “Os desfiles apresentaram as tendências de moda do Maranhão e do Brasil com modelos em sua maioria do nosso estado”, ressaltou Baldez. “A ampliação da Expo Indústria, com a integração do comércio, serviço, turismo e agricultura nesta edição, deu uma amplitude muito grande ao nosso evento”, acrescentou. 

 

No estande do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinducon-MA), que em maio completou 45 anos, foram expostos dois programas desenvolvidos pelo sindicato:  o Canteiro Escola e a Comunidade Ativa. O programa Canteiro Escola é uma iniciativa modelo, que une capacitação profissional para construção civil à conservação do patrimônio histórico de São Luís. Ao mesmo tempo em que pedreiros e pintores estavam em formação, o Mercado das Tulhas, no Centro Histórico da capital maranhense, estava sendo reformado por eles. 

 

O projeto social Comunidade Ativa foi criado pelo Sinduscon para aproximar empresários e trabalhadores com responsabilidade social e ambiental, na região do entorno do Porto São Luís. Entre as atividades que são desenvolvidas pelo projeto estão atendimentos odontológicos, consultas oftalmológicas, distribuição de cestas básicas, incentivo à leitura, capacitação profissional, como cursos de pedreiro e carpinteiro.  

 

Também estiveram presentes na quarta edição da Expo Indústria Maranhão Sindicerma - Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção do Estado do Maranhão; Sindipan - Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís; Sindicanaalcool - Sindicato das Indústrias de Cana e Álcool do Estado do Maranhão e Sindiarroz - Sindicato das Indústrias de Arroz do Estado do Maranhão. 

 

No encerramento da Expo Indústria Maranhão, o presidente da FIEMA anunciou que haverá uma nova edição da feira em novembro de 2023. “Vamos realizar em novembro, e a partir do próximo ano, retornaremos ao ritmo normal de dois em dois anos. Fizemos porque sentimos necessidade de mostrar que o Maranhão é competente e que podemos desenvolver muito mais”, disse Baldez.   

 

A Expo Indústria Maranhão foi realizada no período de 26 a 29 de maio pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação), com correalização do Sebrae, Sistema Fecomércio e Governo do Estado, e patrocínio da Aço Verde do Brasil (AVB), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), ENEVA, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, VALE e VLI. 

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste