Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Sustentabilidade é discutida no Espaço Expo Party 


Data: 1 de junho de 2022
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: COCEV FIEMA
Fonte da notícia: FIEMA

São Luís - Na programação do sábado (28) do Espaço Expo Party, na Expo Indústria Maranhão, que este ano teve como tema “A Indústria Sustentável”, o mote da sustentabilidade norteou a palestra Microrrede Inteligente com fontes de energias renováveis para melhorar a confiabilidade do Centro Espacial de Alcântara”. A apresentação foi feita pelo Prof. Dr. Shigeaki Leite de Lima, diretor de Inovação e Serviços Tecnológicos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

 

Por meio do projeto da microrrede serão instalados, até meados de agosto deste ano, cerca de 2 mil painéis solares com placas fotovoltaicas com capacidade para 1 megawatts de potência, representando 90% da geração de energia do Centro de Lançamento de Alcântara, quando houver lançamento de foguetes. 

 

O projeto está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre o Centro Espacial de Alcântara (CLA), a empresa Equatorial Energia e a UFMA.  

 

Shigeaki Leite de Lima apontou como aspectos de sustentabilidade no projeto dois fatores: o uso de energia limpa e a redução de emissão de CO2. “Os grupos geradores queimam diesel e vão deixar de operar, e o fotovoltaico e a parte de armazenamento vão ser suficientes para promover a geração de energia. Vai permitir a sustentabilidade do centro de lançamento, principalmente no período de lançamento”, ressaltou Shigeaki de Lima. 

 

Ainda como parte da programação do Expo Party, às 18h, o Prof. Dr. Paulo Henrique Aragão Catunda e a Profa. Dra. Rita Seabra (UEMA) participaram da mesa redonda com o tema: Perspectivas Tecnológicas em pesquisas e extensão da UEMA. 

 

Das 19h às 20h, a palestra Inovação e Empreendedorismo, perspectivas e desafios no Maranhão foi proferida pelo Prof. José Ribamar Morais, docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

 

Para fechar a noite, o Prof. Dr. Thales Passos Andrade apresentou a palestra com o tema: As Cooperações Internacionais e sua inserção no desenvolvimento local. 

 

Visitando o espaço da Expo Party, o contador Josias Reis elogiou a FIEMA por trazer à tona o tema da sustentabilidade na Expo Indústria. “A sustentabilidade precisa chegar até as famílias porque é um compromisso de todos e não só da indústria”, opinou Josias. “No meu bairro eu faço a seleção do meu lixo para a coleta seletiva, mas é preciso que todos façam isso”, acrescentou o contador.  

 

Além da Expo Party, mais 11 espaços integraram a Expo Indústria Maranhão, que já é considerada a maior das quatro edições do evento e lotou o Multicenter Negócios e Eventos. São eles: Arena Sustentável, Plenarium, Cozinha Show, Expo Lounge, Rodada de Negócios, Arena do Crédito, Expo Agro, Expo Produtos, Expo Turismo, Expo Arte e Expo Show. 

 

Nos quatro dias do evento foram mais de 200 expositores com uma prospecção de 280 milhões de reais em negócios, e uma expectativa de capacitação de 2000 pessoas com um público estimado em 25 mil visitantes, números que irão superar a edição de 2019, quando foram registrado cerca de 20 mil visitantes, 170 expositores e negociações em volume de negócios em torno de R$ 250 milhões.  

 

A Expo Indústria Maranhão 2022 é uma realização do Sistema FIEMA, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Sebrae-MA, Fecomércio e Governo do Maranhão. 

 

A edição 2022 contou com o patrocínio da Aço Verde do Brasil (AVB), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), ENEVA, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, VALE e VLI. 

 

Na programação da Expo Party do último dia da Expo Indústria Maranhão. 

No domingo, uma mesa redonda e três palestras integraram a programação da Expo Party, no último dia da Expo Indústria Maranhão. 

 

A primeira, às 18h, foi a Mesa Redonda: Experiências Exitosas no desenvolvimento de projetos especiais e das empresas juniores, apresentada pelos palestrantes Profa. Ma. Priscila Maria Barbosa Gadelha e o Prof. Dr. Cláudio José da Silva de Sousa. 

 

Das 19h às 20h, mais uma vez o tema sustentabilidade foi abordado na programação da Expo Party, desta vez na palestra do Prof. Me. Kaio Henrique Ferreira, que discorreu sobre as Tecnologias Renováveis e Limpas. 

 

Logo em seguida, o Projeto VITA: respirador artificial para uso emergencial aplicações em animais, abordado na palestra do Prof. Dr. Shigeaki Leite de Lima.  

 

A programação encerrou com a palestra: O Potencial do Hidrogênio Verde no Desenvolvimento Sustentável do Maranhão, apresentada pelo Prof. Dr. da UFMA, Fernando Carvalho Silva.  

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste