FIEMA celebra protocolo de intenções com a UFMA

Data: 23 de junho de 2022
Crédito: Coordenação de comunicação e eventos - COCEV
Fotos: Coordenação de comunicação e eventos - COCEV
Fonte da notícia: Coordenação de comunicação e eventos - COCEV

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, e o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, assinaram na tarde desta segunda-feira, 20, o Protocolo de Intenções que reforça a proposta de desenvolvimento de projetos que beneficiam a comunidade acadêmica da UFMA, a indústria e a população maranhense, em relação direta com o ensino, pesquisa, extensão e transferência de tecnologias, além de celebrar a união entre as partes.

A celebração do acordo ocorreu no Espaço FIEMA, na Casa da Indústria Albano Franco e contou com a presença do vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (SINDUSCON), Fábio Nahuz, o superintendente da FIEMA, César Miranda, do superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI-MA), Diogo Lima, do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), Raimundo Arruda, da coordenadora regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), Michele Frota, do 1º Secretário da FIEMA, Pedro Robson Holanda, do presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEMA, João Batista Rodrigues,   , da presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís (SINDIPAN), Francina Rosa Andrade, do pró-reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos, e da docente do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA, Mikele Sousa de Sant'Anna.

Segundo o acordo celebrado, existe o desejo comum das duas instituições em cooperar em programas que tenham enfoque multidisciplinar e profissional. Nesse sentido, o objetivo do Protocolo é o de estabelecer um quadro de cooperação entre as entidades para o desenvolvimento de projetos nos campos das ciências das engenharias, ciências exatas, da computação, da saúde, da criatividade, inovação tecnológica e social, além de suas correspondentes aplicações industriais e científicas.

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, ressaltou a importância da ação e falou em nome das entidades que compõe o Sistema. “Para nós, assumir esse compromisso de desenvolvimento de várias ações junto à UFMA, representa a nossa participação e envolvimento no crescimento econômico e social do Maranhão.”

Durante o encontro, o reitor da UFMA, Natalino Salgado fez uma explanação sobre a grandeza da diversidade das ciências e da produção de conhecimento que a universidade possui por meio de um projeto de pesquisa em Alcântara que estuda a produção de nano satélites com o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e de projetos com cursos de capacitação que trabalham a inteligência artificial, línguas e cursos voltados para o profissional de turismo. “São tantas ações que a universidade tem, que ela precisa dessa relação muito forte com essa inovação tecnológica trazida pela FIEMA. Esse conhecimento vai para a geração de empregos. Em parceria com a Federação, disponibilizando a nossa capacidade em diversas áreas, podemos contribuir com o aproveitamento do potencial do Maranhão, por exemplo, com os Cursos de Ciências do Mar, que podem melhorar a produção e a industrialização da pesca e derivados no estado.”

Para o presidente da FAPEMA, André Santos, o envolvimento entre UFMA e FIEMA representa uma forte aliança com o setor produtivo do Estado. “A gente sabe que este protocolo é o início de grandes parcerias e a FAPEMA também se disponibiliza com a pesquisa aplicada que pode beneficiar não só a FIEMA, mas todo o sistema e sindicatos filiados. A gente vê como uma ação importante e que ajudará o Maranhão a melhorar no cenário nacional com essa ação estratégica.”