FIEMA, SESI e SENAI apoiam a retomada da Expoema

Data: 6 de setembro de 2022
Fotos: Veruska Oliveira
Fonte da notícia: Cocev/São Luís

Até o dia 11/09, o SESI-MA e o SENAI-MA apresentam portfólio de serviços em stand montado na 62ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). O SESI oferece serviços na área de saúde ocupacional e odontologia. Já o SENAI trabalha com a oferta de serviços de inovação, tecnologia e educação profissional. O agronegócio é uma vocação do estado e é por meio dele que a agroindústria, como frigoríficos e laticínios, obtém as matérias-primas para desenvolver suas atividades industriais.

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, esteve na abertura da exposição e disse que a Federação sempre apoia e trabalha junto com os demais setores empresariais. “Precisamos adensar essas cadeias produtivas para que possamos, de uma vez por todas, sair desse baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e avançar no caminho da competitividade com os demais estados.  Não podemos deixar de apoiar o agronegócio porque é por meio dessa produção que podemos criar mais empregos e renda para beneficiar a sociedade”, justificou Baldez.

Quanto à participação do SESI e do SENAI, Baldez disse que tanto o agronegócio quanto a agroindústria precisam desenvolver novas tecnologias e inovar. E nesse sentido o SESI e SENAI têm todas as condições de contribuir, como já vem fazendo nas áreas de educação básica, saúde, segurança do trabalho e educação profissional.

O agro está em tudo, do frango, porco, carne bovina até o leite, pão e manteiga. “Na indústria de panificação, que está em todo o estado, usamos todos os insumos do agro. O SESI e SENAI são nossos parceiros. O SENAI-MA, por exemplo, certifica padeiros e confeiteiros”, falou Pedro Robson Holanda , 1º secretário da FIEMA e membro do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís.

“Para o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Centro das Indústrias do Maranhão (CIMAR), Cláudio Azevedo,  a Federação é a entidade mais representantiva do setor produtivo no estado. Por isso apoia a Expoema, que é a demonstração da força da agropecuária e da agroindústria do estado com a geração de negócios em áreas como vendas de máquinas agrícolas e animais.

Azevedo já esteve à frente da Associação de Criadores do Maranhão, entidade que realiza a Expoema. Para ele, o SESI e SENAI têm dado demonstrações do quanto é importante inovar. E o agronegócio está usando muita tecnologia para produzir mais e melhor produtos como carne, grãos e leite. “O CIMAR é o braço forte do agro dentro da FIEMA. Que tem muito a colaborar com os produtores rurais com novas tecnologias ”, frisou.