FIEMA sedia Oficina das Escutas Empresariais

Data: 9 de setembro de 2022
Fotos: Veruska Oliveira

SÃO LUÍS Na última terça-feira (6), a Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) sediou a quarta oficina da nova etapa das Escutas Empresariais para a Competitividade do Maranhão, projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (SEINC).

"Nós estamos aqui na FIEMA junto com a SEINC trazendo o setor produtivo instalado, principalmente, em São Luís, porque esse trabalho já está sendo feito também em outros municípios, para ouvir do empresário, a sua opinião, os seus anseios, o que ele acha necessário e importante para compor esse plano do Maranhão para os próximos 50 anos. É a nossa contribuição nessa construção do poder público com a iniciativa privada para o desenvolvimento do nosso Estado", afirmou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves.

O líder empresarial afirmou que o projeto também integra o Grupo de Trabalho da FIEMA “Pensar o Maranhão” e faz parte da contribuição das entidades empresariais para a elaboração de um planejamento norteador para o futuro do Maranhão para as próximas décadas.

Participaram representantes do Sistema Indústria (SESI, SENAI, FIEMA e IEL), ACM-MA, Sistema Fecomércio, SEBRAE-MA, FAEMA, além de empresários de diferentes segmentos da economia da cidade de São Luís.

Lançado em julho deste ano, o projeto surge no âmbito da adequação do planejamento da SEINC ao processo de avaliação e adaptação do Plano Plurianual (PPA) para 2023, como proposta de promoção do desenvolvimento socioeconômico e do mercado de trabalho do Maranhão, por meio da escuta ao empresariado, ouvindo demandas e anseios para, a partir deles, direcionar o trabalho da pasta.

A participação da classe empresarial tem como foco a realização de oficinas de escuta em seis municípios, que visam a sistematização de um amplo leque de propostas coletadas diretamente da classe empresarial, assegurando representatividade e legitimidade das ações implementadas pelo Governo do Maranhão.

"Essa etapa é muito importante, que abrange toda a região a cidade e entorno de São Luís. Nós vamos reunir com a classe empresarial, entender as necessidades da região, vamos levantar essas necessidades, trabalhar internamente com os consultores, com a FIEMA e com a SEINC, e com isso conseguimos formatar ações mais pontuais, mais assertivas e direcionadas para as necessidades locais e regionais", ressaltou o secretário estadual de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior.

A partir dos pilares Educação, Infraestrutura, Atração de Investimentos, Fortalecimento da Competitividade das Empresas e Transferência de Tecnologia, cada oficina seguiu a seguinte dinâmica: a formação de cinco equipes, focadas na multidisciplinaridade, com até seis participantes. Cada equipe contou com um porta-voz e, em sua etapa final, terão interações entre elas.

Frederico Azevedo, empresário do ramo de meio ambiente participou da oficina e destacou a parceria público-privada para melhorar o cenário econômico e o desenvolvimento do Maranhão. "Esse encontro é muito proveitoso. O governo estar próximo da gente, escutar a gente, é muito importante para a classe empresarial que tem dificuldade em chegar no Estado. É uma iniciativa que fortalece o entendimento entre o setor público e o setor privado e um espaço onde a gente pode falar e ser escutado pelo governo"

As oficinas de escuta e participação (setembro e outubro) serão espaços para coleta de demandas e anseios do setor empresarial - onde em seguida ocorrerá a apresentação dos produtos das escutas realizadas, com validação e aprovação do relatório final.